Seminário traz livraria especializada em saúde para Rio Branco

A Abrasco Livros, livraria especializada em títulos da área da saúde, estará em Rio Branco no XII Seminário Nacional do Projeto Integralidade em Saúde, de 13 a 17 deste mês, no hall do Auditório do Hospital das Clínicas. Os livros atravessaram mais de 4 mil quilômetros pelo país (saíram do Rio de Janeiro) para atender a demanda dos participantes, em sua maioria estudantes e profissionais de saúde.

São centenas de livros para venda e encomendas, incluindo o livro-tema do seminário: “Integralidade sem fronteiras: itinerários formativos, de justiça e de gestão na busca por cuidado”, que será lançado no estande da livraria no dia 14, às 17 horas. O livro tem textos de palestrantes e convidados que tratam a questão da integralidade em saúde em pesquisas e reflexões com diferentes abordagens, em temas como formação, redes sociais, comunicação e direito.

A coordenadora do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), Roseni Pinheiro, afirma que essa oportunidade criada pela organização do Seminário agrega valor ao evento. “Essa parceria do Lappis com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) se coloca como virtuosa na medida em que reunimos esforços para garantir acesso ao conhecimento nas diversas regiões do país. Isso é um salto de solidariedade do conhecimento, como tenho chamado, e de valorização e compromisso ético-político tanto do Lappis como da Abrasco”, destaca a professora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o coordenador do Curso de Medicina da Ufac, o médico Thor Dantas, a presença da Abrasco Livros e do próprio seminário é importante e reforça as mudanças que a área da saúde no Estado do Acre tem passado nos últimos anos. “Se pensar que até pouco tempo o acesso a livros especializados, seminários e congressos só acontecia fora do Estado, percebemos os avanços que a implantação dos cursos de Medicina e outros cursos da área da saúde proporcionaram”, constata.

O presidente da Abrasco, Luiz Augusto Facchini, confirmou presença no seminário, na mesa-redonda “Universalidade do acesso ao cuidado nas fronteiras da Amazônia Legal: desafios, limites e perspectivas”, coordenada pelo secretário de Saúde de Rio Branco, Osvaldo Leal.

Conhecendo a Abrasco

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva é uma entidade que reúne mais de 3.500 professores, pesquisadores e estudantes, além de instituições do campo da saúde em todo o Brasil. A Abrasco tem o objetivo de apoiar a articulação entre centros de treinamento, ensino e pesquisa e o diálogo entre comunidade técnico-científica, serviços de saúde, organizações governamentais e não-governamentais e a sociedade civil.

Entre os destaques da entidade estão a realização do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (este ano acontece o 10o Congresso em Porto Alegre – http://www.saudecoletiva2012.com.br/home.asp), a edição de duas revistas científicas (Ciência e Saúde Coletiva e a Revista Brasileira de Epidemiologia), a publicação de livros pela Editora Abrasco e a pequena e disputada livraria situada no térreo da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, fonte de conhecimento de grandes pensadores da área.

Inscrições gratuitas

O 12o Seminário do Projeto Integralidade em Saúde é promovido pela parceria do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde com a Secretaria de Saúde de Rio Branco e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre. As inscrições para o evento, gratuitas, estão abertas no site do Lappis (www.lappis.org.br).