Seminário de Confronto Armado e Balística contempla operadores do Direito no Acre

Com o objetivo de capacitar operadores do Direito, no âmbito do Estado do Acre, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), iniciou, na manhã desta quinta-feira, 2, o I Seminário de Confronto Armado e Balística. A capacitação acontece nos dias 2 e 3 deste mês, no Palácio da Justiça.

O I Seminário de Confronto Armado e Balística teve início nesta quinta-feira. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Ao destacar a importância do seminário, o secretário adjunto Maurício Pinheiro, que conduziu a solenidade de abertura do evento, apontou a relevância dos temas propostos, asseverando “a necessidade do conhecimento do uso da arma no momento adequado para preservar sua vida e a de terceiros”.

Na oportunidade, Maurício Pinheiro salientou o compromisso do governo estadual com a capacitação, em todas as esferas da administração, e enalteceu a atual gestão da Sejusp, que tem a frente o coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos,  por agir estrategicamente nas questões estruturais, investimentos em tecnologia, e, principalmente, na preparação dos nossos operadores de segurança pública. 

Capacitação acontece nos dias 2 e 3 deste mês, no Palácio da Justiça. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“Não adianta ter bons equipamentos e boas armas, ter viaturas que atendam às necessidades operacionais, mas, principalmente, ter a preparação física e psicológica desses operadores”, pontuou o secretário adjunto.

Para o juiz de Direito Alex Oivane, titular da Vara Criminal da Comarca de Assis Brasil, que participa do seminário, “as expectativas para o curso são as melhores possíveis, tendo em vista que são dois palestrantes com uma bagagem de conhecimento muito racional e acredito que vá acrescentar muito nos julgamentos que vamos realizar nas datas seguintes”.    

O magistrado também destacou a importância da interação entre o Poder Judiciário e os órgãos de Segurança Pública, “para uma troca de conhecimento e experiência”. 

Seminário é um evento inédito no Acre Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

De acordo com o tenente-coronel Assis Martins, coordenador do Curso Operacional Integrado da Sejusp, o seminário que ora se inicia é um evento inédito aqui no Estado do Acre. Para o oficial acreano, “a expectativa é que a vinda desses dois especialistas traga uma retomada da reflexão sobre a importância do treinamento principalmente na área de armamento e tiro”. 

Os palestrantes

Para falar sobre confronto armado, foi convidado o agente de Polícia Federal Humberto Wendling, detentor de importantes contribuições literárias, na área.

Já para ministrar o tema ‘balística’, o convidado foi o delegado de Polícia Civil João Cunha Neto, que é instrutor da disciplina de Armamento, Munição e Tiro, da Academia de Polícia Civil do Estado de Santa Catarina.

O segundo dia de seminário terá como publico alvo os operadores da segurança pública no Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter