Semana Yawa será realizada no Via Verde Shopping

Foto: Juan Diaz
Objetivo da programação é promover a cultura e o artesanato do povo Yawanawá (Foto: Juan Diaz)

Entre os dias 1 e 7 de setembro, será realizada no Via Verde Shopping a Semana Yawa, em Rio Branco. O evento, idealizado por toda a comunidade Yawanawá, em parceria com a Forest Trends – organização sem fins lucrativos fundada em 1998 e com sede em Washington –, conta com o apoio do governo do Estado, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).

A abertura será realizada às 17 horas, com o lançamento de publicações. Às 19 horas terá a apresentação do coral de mulheres Yawanawá, na praça de alimentação.

De acordo com a consultora e uma das organizadoras do evento, Beatriz Saldanha, o objetivo da programação é promover a cultura e o artesanato do povo Yawanawá, com o lançamento da marca Rautihu.

Na oportunidade, também será feito o lançamento da Matriz Brasileira de Serviços Ecossistêmicos, publicada pelo Forest Trends.

O Acre é uma referência internacional em políticas públicas de incentivos a serviços ambientais, com foco na conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, a matriz ajuda a visualizar e acompanhar as tendências globais e regionais dos mercados de serviços ambientais.

Sobre a Rautihu

Na língua falada pelo povo Yawanawá, quer dizer adorno e esta foi a marca criada pelas mulheres para expressar sua cultura por meio do artesanato de miçangas. Por isso, uma loja conceito estará disponível durante a semana no local para comercializar peças da primeira coleção da marca.

O público terá a oportunidade de conhecer o processo criativo das artesãs e seus cantos tradicionais, além de experimentar o uso da pintura corporal que será oferecida pelas mulheres.

SEMANAYAWA

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter