Semana do Policial Civil tem programação definida

A Secretaria de Estado da Polícia Civil (Sepc) e o Sindicato dos Policiais Civis do Acre (Sinpol/AC) lançam a programação das atividades alusivas à Semana do Policial Civil, com início para este domingo, 16, com a 2ª Meia Maratona Antônio Carlos Marques Mello, o “Carioca”.

O Projeto de Lei nº 4/2015, de autoria da deputada Juliana Rodrigues, institui o “Dia Estadual do Policial Civil”, a ser comemorado no dia 19 de julho de cada ano. De acordo com o projeto, a data integra o calendário oficial de eventos do Estado do Acre e as solenidades comemorativas ao Dia do Policial Civil.

A escolha do 19 de julho de cada ano é justificada por ser o aniversário de fundação da Polícia Civil do Estado. O nome dado à maratona é uma homenagem ao delegado conhecido por “Carioca”, assassinado quando dava cumprimento a um mandado de prisão em Xapuri.

Durante toda a semana serão realizadas várias atividades esportivas com torneio de futebol, voleibol, tênis de mesa, xadrez, dominó, corrida, palestra, lançamento da bandeira e hino da Polícia Civil, além da campanha de doação de sangue, tradição que ocorre todos os anos.

“A Semana do Policial Civil foi criada a partir da lei que sanciona a data comemorativa e entendemos que dessa forma estamos valorizando o operador de segurança pública que não mede esforço para defender a sociedade. O Sinpol/AC e o GTP [Grupo de Treinamento Policial] estão de parabéns por fazerem parte de todo esse processo da organização e, claro, pela valorização da categoria com entretenimento e atividades físicas”, destacou o secretário de Estado de Polícia Civil, Carlos Flavio Portela.

A meia maratona será realizada no dia 16 de julho, domingo, com percursos de cinco e 21 quilômetros.  A concentração se inicia às 5 horas e a largada será dada a partir de 6 horas, na Estrada Dias Martins, após a entrada do Residencial Ipê.

De acordo com o delegado da Polícia Civil e coordenador do GTP, Nilton César Boscaro, além da corrida, haverá torneios de futebol e de vôlei, tênis de mesa, xadrez,  dominó, palestra com o delegado da Polícia Civil de São Paulo, Paulo Sumariva, e campanha de doação de sangue.

“É uma semana que vamos dedicar a esses profissionais que tem uma rotina pesada com atividades interativas e educativas, tal como a palestra com esse grande profissional. Colocamos essa data no calendário anual e nossa pretensão é que isso se repita todos os anos”, observa Boscaro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter