Semana de Comunicação promoverá três mesas-redondas nesta terça-feira

As novas formas de comunicar será um dos temas debatidos nesta terça-feira (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A II Semana de Comunicação do Acre abre debate nesta terça-feira, 21, sobre a apuração da notícia, direitos autorais e diferentes formas de comunicar. A primeira mesa se inicia a partir das 19h, no Auditório do Ministério Público (MP/AC), localizado na Galeria Cunha, no Centro.

Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac), governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), MP/AC e Universidade Federal do Acre (Ufac), o evento deve reunir profissionais, estudantes e sociedade em geral.

“Será um momento de troca de experiências entre os que já estão atuando na área com os que ainda estão na academia. As instituições uniram esforços para a realização desse diálogo importante para a integração de conhecimentos”, afirma a gestora de Comunicação, Andréa Zílio.

O primeiro momento terá a presença dos jornalistas Altino Machado, Yuri Marcel e Lilian Camargo, que abordarão sobre a construção das notícias e a importância da apuração em meio às novas mídias, que buscam cada vez mais a rapidez na hora de comunicar.

Na segunda mesa da noite, o fotógrafo Marcos Vincentti e as jornalistas Onides Queiroz e Dulcinéia Azevedo falam sobre direitos autorais.

“Vou levar aspectos morais, a partir de experiências que tive em minha vida”, afirma Onides, que atua na agência Notícias do Acre.

O último debate abordará as novas formas de comunicar, e contará com a participação de Celis Fabrícia, Sidney Torres e Luciano Tavares, profissionais que já utilizam o celular para difundir a comunicação online.

“Vamos conversar sobre como os meios de comunicação mudaram ao longo dos anos. Estou na área desde 2004, quando comecei a faculdade, e trabalhando em produção, rádio, TV, web e assessoria, tenho vivenciado essa transformação. Além da experiência profissional, falaremos também sobre o Mobile Journalism (Mojo), aplicativos, redes sociais com transmissão ao vivo e a evolução na captação e transmissão de notícias”, comenta Celis, repórter da TV Aldeia.

A Semana de Comunicação segue na quarta-feira, 22, com a palestra “A Liberdade de Informação como Direito Fundamental”, ministrada pelo procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes. Já na quinta, 23, o editor do Jornal Extra, Fábio Gusmão, falará sobre a informação e desinformação na era das redes sociais. A programação se encerra na sexta-feira, 24, com o Prêmio do Ministério Público.