Semana da Pilotagem segura: motoristas mais conscientes de suas responsabilidades

Com o slogan "Motociclista, liberdade é respeitar o código", o Detran e a Star Motos promovem a Semana da Pilotagem Segura

semana_pilotagem_detran_01.jpg
semana_pilotagem_detran_03.jpg
semana_pilotagem_detran_02.jpg

Durante as ações, os educadores entregam panfletos e orientam acerca dos perigos que os motociclistas correm, além de darem dicas de como pilotar de forma segura (Fotos: Assessoria Detran/AC)

Durante toda essa semana os educadores de trânsito do Detran e colaboradores da Star Motos realizaram blitze educativas em pontos estratégicos de Rio Branco. A intenção é orientar os motociclistas sobre os cuidados que precisam tomar na hora de pilotar. Essas ações fazem parte da Semana da Pilotagem Segura, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito e o grupo Star Motos, em comemoração ao Dia do Motociclista, celebrado no dia 27 de Julho.

O lançamento da campanha foi na segunda feira, 26, e as atividades se encerram neste sábado, 31. Durante as ações, os educadores entregam panfletos e orientam acerca dos perigos que os motociclistas correm, além de darem dicas de como pilotar de forma segura, tudo isso com o objetivo de formar condutores mais conscientes de suas responsabilidades. "Esse tipo de iniciativa é muito importante pra sociedade, porque só a educação pode ajudar a diminuir a impudência que muitos motociclistas insistem em cometer. Essas ações deviam acontecer sempre", enfatizou Messias de Andrade, um dos motociclistas abordados pela equipe de educação que já é piloto há mais de 20 anos.

De acordo com o supervisor de vendas da Honda, Marco Aurélio, a Semana da Pilotagem Segura é uma ideia da Honda que já acontece em vários estados brasileiros e esse ano foi implantada em Rio Branco com muito sucesso. "A parceria com o Detran é de extrema importância, pois a colaboração dos educadores e agentes de trânsito contribui para que um número maior de pessoas sejam abordadas e orientadas", ressalta.

A cada dia aproximadamente 600 motos foram abordadas nas blitze pelos orientadores, a estimativa é de que pelo menos três mil motociclistas sejam atingidos até o final da campanha. As ações educativas da Semana da Pilotagem Segura foram realizadas na Via Chico Mendes em frente a Star Motos e em frente a CIATRAN; Na Avenida Ceará, próximo a Associação Atlética Banco do Brasil e em frente a Escola Armando Nogueira; na Estrada da Sobral, nas proximidades do Mercado Luiz Galvez e na entrada do bairro Boa União; na Avenida Getúlio Vargas em frente ao Teatro Plácido de Castro e na Avenida Antônio da Rocha Viana, próximo ao Horto Florestal e na Rua Valdomiro Lopes, próximo à ponte do bairro da Paz e no Bairro Rui Lino, nas proximidades do posto de saúde.

"Essa iniciativa do Grupo Star em realizar eventos dessa natureza demonstra o compromisso social, por isso o Departamento Estadual de Trânsito aderiu a essa parceria e apoia de forma incondicional esse tipo de ação, já que tais atitudes ajudam na conscientização para atenção às normas de trânsito e de segurança veicular, além de ser um exercício pleno de cidadania", destacou o Diretor Geral do Detran, Reginaldo Prates.

No encerramento das atividades será realizado o Motopasseio, com saída da Star Motos às 15 horas e término às 18 horas na Concha Acústica do Parque da Maternidade. Na oportunidade, a Star Motos fará uma palestra sobre trânsito seguro e sorteará uma moto FAN 125 KS. "O Detran e a Star Motos convidam todos os motociclistas a se integrar a esse movimento pela segurança no trânsito, participando do Motopasseio", concluiu Reginaldo Prates.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter