preservação

Semana da Água promove conscientização sobre uso sustentável do recurso

O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), realizou nesta segunda-feira, 21, no auditório da Uninorte, em Rio Branco, a solenidade de abertura da Semana da Água 2022.

Solenidade de abertura da Semana da Água. Foto: Neto Lucena

Com o tema Preservar a Água é Valorizar a Vida, o evento alusivo ao Dia Mundial da Água (22 de março) busca sensibilizar a sociedade acreana sobre a importância desse elemento essencial para a manutenção da vida.

A programação se estende do dia 21 ao 24, com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac), do Centro Universitário Uninorte, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Defesa Civil, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e da Universidade Federal do Acre (Ufac).

“Desde o ano passado, estávamos tentando envolver acadêmicos nessa programação, e além disso contemplamos os alunos de ensino médio e comunidade em geral. Queremos frisar a importância do uso consciente para a manutenção dos recursos hídricos do Estado”, explica o diretor-presidente em exercício do Depasa, Ítalo Lopes.

A programação conta com palestras e mesas redondas em quatro eixos. O primeiro sobre água e saneamento e os demais sobre preservação e gestão dos recursos hídricos, o direito à água e saúde pública, e inovação e práticas sustentáveis.

Os estudantes de engenharia civil Stefanny Santos e Lucas Modesto participaram do lançamento. Foto: Neto Lucena

O estudante de engenharia civil Lucas Modesto reforçou a importância da palestra para gestares e comunidade. “Infelizmente, os nossos recursos hídricos são geridos de forma errada. Essa programação traz conscientização e aprendizagem”, observou.

Wendson Bezerra, também estudante de engenharia civil, afirma que a conscientização sobre o uso correto da água é muito importante, tendo em vista que é um bem finito.