Sema recebe prêmio por monitoramento participativo no Parque Chandless

O governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) recebeu o prêmio ‘Reconoecimiento IAPA – Visión Amazónica 2019’ no Encontro Regional de Áreas Protegidas do Bioma Amazônico, realizado nos dias 20 e 21 de março, em Bogotá, na Colômbia. O troféu é um reconhecimento pela implementação do protocolo de monitoramento participativo da biodiversidade no Parque Estadual Chandless, uma das áreas prioritárias (AP) dentro do projeto Integrando Áreas Protegidas da Amazônia (IAPA).

A chefe da Divisão de Áreas Naturais Protegidas da Sema, Flávia Dinah, recebeu a premiação representando o secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani. Ela disse que o reconhecimento é fruto do esforço conjunto e das parcerias com o consórcio do Iapa (FAO, Iucn, WWF, ONU Ambiente, União Europeia e Redparques). “Acredito que muitos frutos virão na consolidação da gestão do Parque, em curso há 15 anos. Os resultados do encontro fortalecem articulações entre instituições e países, e lança perspectivas de atuações futuras nas APs selecionadas no âmbito do IAPA”, comentou Flávia.

No encontro foram planejadas ações para dar funcionalidade e otimizar a governança das paisagens que formam o corredor ecológico entre o Brasil, Bolívia e Peru. O projeto Iaá é financiado pela União Europeia, coordenado pela Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) e implementado pelo Programa Ambiental das Nações Unidas (UM-Ambiente), a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e Wold Wildlife Fund (WWF), em estreita parceria com os governos nacionais e subnacionais dos países que dispõem das Áreas Protegidas selecionadas.