Sema realiza minicurso online de Arborização Urbana

Com a colaboração de Ângela Rodrigues

O governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), está promovendo o minicurso online de Arborização Urbana. Nesta segunda-feira, 17, às 19h30, aconteceu a segunda aula da atividade que encerra dia 31 de maio. As aulas transmitidas estão disponíveis no canal da SEMA AC no YouTube.

O governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), está promovendo o minicurso online de Arborização Urbana Foto: Cedida

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, parabeniza a equipe da Divisão Ambiental e Práticas Sustentáveis da Sema pela iniciativa. “Estamos valorizando o potencial da equipe e as novas formas de comunicação com a sociedade. Os eventos online têm sido uma das estratégias para dar andamento às atividades em tempos de pandemia causada pela Covid-19”.

O minicurso voltado para servidores de prefeituras, profissionais da área ambiental, classe acadêmica e empresarial ligadas ao tema e interessados conta com aproximadamente 130 alunos inscritos e irá agregar conhecimento e novas técnicas quanto ao plantio de mudas em vias públicas e bairros das cidades.

A capacitação é ministrada pela instrutora Esmilia Medeiros, do Núcleo de Arborização Urbana da Divisão Ambiental e Práticas Sustentáveis da Sema (Daps) Foto: Cedida

A capacitação é ministrada pela instrutora Esmilia Medeiros, do Núcleo de Arborização Urbana da Divisão Ambiental e Práticas Sustentáveis da Sema (Daps). “Logo que lançamos a proposta, em apenas um dia, mais de cem pessoas se inscreveram. E não é só porque o curso oferece certificado. Identificamos que existe mesmo o interesse no tema”, explica a instrutora.

A iniciativa contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). “No próximo mês de junho, o Mês do Meio Ambiente no Acre, o governo vai realizar várias atividades incluindo o segundo módulo deste minicurso, introdução a paisagismo urbano”, lembrou Esmilia.

As aulas teóricas contam com as seguintes temáticas: introdução a arboricultura urbana; arborização urbana e suas temáticas: praças, parques, áreas verdes, APP’S, calçadas, florestas urbanas, bosques funcionais; escolha de espécies, identificação de árvores e outras plantas adequadas ao plantio nas áreas públicas: árvores de pequeno, médio e grande porte, exóticas e nativas; técnicas de plantio, manutenção e poda; resíduos sólidos orgânicos e compostagem; planejamento, implantação e manutenção da arborização urbana do município e políticas públicas, leis e suas complementações.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter