Sema e IMC irão representar o governo do Acre na Semana Internacional do Clima, em Salvador

A Semana do Clima da América Latina e Caribe (LACCW, sigla em inglês) será realizada entre os dias 19 e 23 de agosto em Salvador, na Bahia. Em cooperação entre o governo federal brasileiro e a cidade de Salvador, o evento é organizao por meio de uma parceria de organizações internacionais e regionais com o principal objetivo de impulsionar a resposta da região às mudanças climáticas. São esperados participantes dos 33 países da América Latina e Caribe, além de outras regiões do mundo, somando, até o momento, mais de 90 nacionalidades diferentes.

O secretário Estadual de Meio Ambiente (Sema), Israel Milani; o presidente, professor Carlito Cavalcanti, a diretora executiva, Julie Messias, e a coordenadora do Programa REM Fase 2, Nesia Moreno, todos do Instituto de Mudanças Climáticas de Regulação de Serviços Ambientais (IMC) fazem parte da comitiva que representará o governo do Acre.

A Semana do Clima da América Latina e Caribe (LACCW, sigla em inglês) será realizada entre os dias 19 e 23 de agosto em Salvador, na Bahia Fotos: Cedidas

A Semana terá um calendário de atividades dinâmico, que vai demonstrar a ambição climática crescente em toda a região, desde discussões técnicas até diálogos temáticos. Na segunda-feira, 19, a diretora executiva do IMC, Julie Messias, vai participar de um painel sobre lições aprendidas de REDD+ na América Latina.

O presidente do IMC, professor Carlito Cavalcanti explica que a participação do Instituto no evento é de grande importância uma vez que é responsável por políticas de relevância do governo, na área de incentivo aos serviços ambientais e redução dos impactos do clima. “O IMC é peça importante nas discussões das políticas que giram em torno das questões ambientais no âmbito da Amazônia inteira. Vamos trocar experiências, apresentar o caso do Acre, conhecer as estratégias adotadas pelos países da América latina, fortalecer parcerias e apoios para o que vêm sendo implementado no Acre”, explica Carlito.

As conclusões do encontro vão alimentar os resultados da Cúpula de Ação Climática, organizada pelo secretário-geral da ONU em 23 de setembro, em Nova Iorque, com o objetivo final de impulsionar a ambição climática e acelerar a implementação do Acordo de Paris e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A Semana do Clima também contribuirá para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP25) que acontecerá em Santiago, no Chile, de 2 a 13 de dezembro de 2019.