Sejusp alinha detalhes da operação de segurança durante a aplicação das provas do Enem

Nesta terça-feira, 22, foi realizada na Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), uma reunião de alinhamento para finalizar os detalhes de organização e implementação da operação de segurança durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre em todo o país nos dias 3 e 10 de novembro. Aqui no Acre, a operação está sob a coordenação do secretário adjunto da Sejusp, coronel Ricardo Brandão, juntamente com o coronel Luciano Fonseca, coordenador operacional e do coronel Antônio Teles, coordenador de Rotas, da operação.

De acordo com Brandão serão 123 locais de aplicação das provas do Enem em todo o estado Foto: Ascom Sejusp

A reunião contou com a presença de representantes de várias instituições parceiras no processo como polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, Correios, Corpo de Bombeiros, Energisa e Abin, para discutir todos os detalhes e fazer uma avaliação da matriz de risco e que eventos podem comprometer a segurança durante a aplicação das provas.

De acordo com Brandão serão 123 locais de aplicação das provas do Enem em todo o estado. Só na capital serão 63 locais. Nesses pontos, 97 policiais militares estarão fazendo a segurança, além das guarnições de escolta.

“Essa é uma atividade integrada, sob a coordenação da Secretaria Integrada de Operações (Siop). As secretarias de cada estado fazem a coordenação em nível local com o conjunto de instituições de segurança que ficam responsáveis em realizar todas as etapas relativas à questão de escolta, segurança nos locais de aplicação, bem como o monitoramento desde o início para que não haja nenhuma fraude e garantir a segurança de todos os participantes”, enfatizou Brandão.

No dia 30 deste mês a segurança inicia as escoltas de interiorização com as provas que irão para Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. No dia 1º de novembro essa equipe realiza a mesma atividade em Santa Rosa do Purus, Marechal Taumaturgo e Porto Walter. No dia 2, o restante das provas irão para os municípios de Plácido de Castro, Acrelândia, Xapuri, Brasileia e Epitaciolândia, Senador Guiomard e, por fim, no dia 3, a distribuição das provas fica para a capital Rio Branco, Senador Guiomard, Porto Acre e todos os demais municípios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter