Sejudh promove reencontro de criança haitiana com familiares

haitianosA Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) promoveu nesta segunda-feira, 17, no abrigo humanitário de Rio Branco, o reencontro do imigrante haitiano Wilnord Maurice com o sobrinho Beevenoly Maurice, de 7 anos, que estava em Epitaciolândia (220 quilômetros de Rio Branco).

O desencontro ocorrera durante uma abordagem rotineira da Polícia Federal, na fronteira entre o Acre e o Peru, a um grupo de imigrantes, quando Wilnord acabou se dispersando do sobrinho.

Informados da situação, os familiares da criança, residentes em Xanxerê (SC), comunicaram o fato ao Judiciário local, que pediu auxílio do governo do Acre para acompanhar o caso.

Segundo o coordenador do abrigo, Lucinei Cardoso, o imigrante estava havia uma semana em Rio Branco, enquanto Beevenoly havia sido resguardado em um abrigo infanto-juvenil do Alto Acre.

Wilnord agradece o empenho da Sejudh em proporcionar o reencontro: “Fico contente e agradeço a equipe do abrigo em reencontrar o meu sobrinho, pois estava bastante preocupado”.

O secretário de Direitos Humanos, Nilson Mourão, declara que todas as medidas protetivas à criança haitiana estão sendo providenciadas. “Em poucos dias, estará concluída a documentação que autoriza a viagem dos imigrantes para encontrar o restante da família em Santa Catarina.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter