O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), inicia a execução do termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para a manutenção dos núcleos de enfrentamento ao tráfico de pessoas em Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia e Assis Brasil.
O termo de cooperação técnica tem por objetivo dar sequência às ações de enfrentamento ao tráfico humano no Estado, articulando a prevenção, a repressão e a responsabilização dos autores, incluindo os atendimentos e reinserção social das vítimas, conforme estabelecido na política nacional de enfrentamento ao tráfico.
O secretário Nilson Mourão explica que o tráfico de pessoas é uma modalidade do crime organizado internacional, que apresenta grande potencial de expansão. o Acre, devido a sua localização fronteiriça, demonstra incidência dessas práticas, por isso a cooperação institucional se torna estratégica para o combate das ilegalidades.
“A Sejudh organiza um corpo técnico para fortalecer inicialmente o trabalho preventivo em locais nos quais o fluxo de pessoas é intenso, como rodoviárias, aeroportos, tranca de fiscalização e demais pontos estratégicos”, relata Mourão.