Segurança treina peritos criminais e policiais no desarmamento de bombas

A Polícia Civil, por intermédio do Departamento da Polícia Técnico-Científica (DPTC) e do Grupo de Treinamento Policial (GTP), realizou ontem, 31, a atividade prática do curso de técnicas de manuseio e conhecimento em materiais explosivos. A ação destinada a peritos criminais, agentes civis e militares ocorreu na sede do 7º Batalhão de Engenharia e Construção ( 7º BEC).

A qualificação é feita em parceria com o Exército Brasileiro, Departamento de Perícia Criminal do Estado de Rondônia e Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Acre (PMAC). Ela visa orientar sobre o manuseio de material explosivo, cuidados preliminares no desarmamento, identificação do material e a demonstração do poder dos detonadores, além de varredura em local de crime.

A qualificação é feita em parceria com o Exército Brasileiro e Perícia Criminal de Rondônia (Foto: Sandro de Brito)

O curso completo habilitará os operadores de segurança para atuação em grandes eventos.

“Nossa maior preocupação é aprimorar nossa oferta de serviço de excelência. O governo realiza os investimentos na área de segurança e nós ofertamos o conhecimento científico de nossos agentes para assim formar o conjunto de atuação na defesa de nossa sociedade”, disse o secretário de Polícia Civil Carlos Flávio Portela.

Sobre a qualificação

As aulas teóricas da formação iniciaram na quarta-feira, 30, no auditório da Polícia Civil. Com 72 horas/aula, o primeiro módulo ofertará aulas teóricas e praticas.

Os outros módulos, ll e lll, serão ofertados para todos os órgãos de Segurança Pública do Estado, com o objetivo de capacitar os operadores para atuação em sinistro que envolva o transporte produtos perigosos.

As aulas, práticas e teóricas, são ministradas pelo perito criminal e engenheiro de mina especialista em explosivos, Reneu Galdino Silva.  “Estamos democratizando nosso saber com os colegas como forma de ajudar no enfrentamento a situações que exigem a intervenção do profissional qualificado. A vinda ao Acre nos traz a certeza do trabalho integrado”, observou o perito.

Segundo o diretor-geral do DPTC, Halley Villas Bôas, esse aperfeiçoamento está previsto no programa da capacitação continuada da Policia Civil. “A busca pela oferta de serviço de excelência nos faz entender que cada vez mais o conhecimento cientifico é caminho mais curto para oferta do serviço público”, disse Halley.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter