Estratégias de enfrentamento

Segurança reúne delegados e comandantes da capital para alinhar estratégias

Vanderlei Thomas, secretário de Segurança Pública, destacou que a estratégia é trabalhar cada vez mais integrado (Foto: Júnior Aguiar/Secom)

Oficiais da Polícia Militar e delegados de Polícia Civil das delegacias e batalhões da capital se reuniram na manhã desta terça-feira, 8, no auditório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), para alinhamento de estratégias de enfrentamento à criminalidade a serem adotadas nos próximos dias. A proposta é integrar e reforçar as ações que já estão sendo realizadas no âmbito tático e operacional.

Em síntese, a agenda faz parte da proposta de aproximar cada vez mais as polícias para melhores reflexos da execução de planejamentos que envolvem as forças de segurança pública.

De acordo com o secretário de Segurança Pública Vanderlei Scherer Thomas, o objetivo é estabelecer um cronograma permanente de reuniões para a troca de informações e alinhamento. “Recebemos essa missão por parte do governo de propor esse estreitamento e acredito que todos os comandos endossam o mesmo posicionamento, uma vez que é necessário o diálogo, sobretudo entre aqueles que estão na linha de frente do trabalho que impacta diretamente na Segurança Pública do Estado”, salienta.

Na ocasião, foram apresentados os indicadores relacionados à área de segurança do primeiro trimestre deste ano, numa projeção de escala de incidências criminais por regionais, por semanas, dias e horários. As projeções embasaram o debate entre os profissionais para apontarem as estratégias a serem adotadas.

Gestores da Segurança Pública analisaram números e debateram sobre as estratégias (Foto: Júnior Aguiar/Secom)

O secretário também relembrou dados do setor de Análise Criminal e Estatística da Sesp, referentes à queda de homicídios no estado e na capital num quadro comparativo do primeiro trimestre de 2017 e de 2018. Foram 20% menos assassinatos na comparação com janeiro, fevereiro e março de 2017. “Registramos, sim, uma queda significativa, mas o Estado continua em alerta para que os números decrescentes de criminalidade sigam uma constante”, destacou.