Bem-estar

Segurança pública entrega materiais esportivos a projetos da região do Purus

O esporte é uma importante ferramenta de enfrentamento à criminalidade e de promoção do bem-estar social. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Diretoria de Justiça e Integração Social, entregou nesta segunda-feira, 16, materiais esportivos a projetos de atividades esportivas da região do Purus.

Um dos projetos contemplados foi o da comunidade ribeirinha São José do Purus, em Sena Madureira. Localizada às margens do rio, a Escolinha de Futebol Meninos do Purus atende em média 30 crianças entre meninos e meninas de 7 a 14 anos de idade. Os menores de sete anos também são acolhidos em atividades recreativas que visam o ingresso na escola.

O projeto atende em média 30 crianças entre meninos e meninas de 7 a 14 anos de idade Foto: Elenilson Oliveira

Foram entregues 41 camisas do projeto e o uniforme completo para padronizar um time de futebol. A entrega faz parte do programa Acre pelo Vida, por meio do projeto Esporte e Arte na Comunidade – Chegando na Frente. Em todo o estado, mais de seis mil crianças são alcançadas pelo projeto que atua tanto na zona urbana quanto na rural.

Para o diretor de Justiça e Integração Social da Sejusp, Joelson Dias, segurança pública não diz respeito apenas ao trabalho ostensivo das forças policiais. “Segurança pública também é o cuidado com a criança e com o adolescente. São eles que crescem e optam ou pelo mundo do crime ou para ser um cidadão de bem. E aqui nós trabalhamos especificamente na prevenção”, frisou.

Foram entregues 41 camisas do projeto e o uniforme completo para padronizar um time de futebol Foto: Elenilson Oliveira

O coordenador da escolinha, Raimundo Rodrigues, explicou que, com o apoio da Sejusp, o serviço oferecido à comunidade será realizado com maior qualidade na educação e prevenção por meio da prática esportiva. “Com esse apoio, a escolinha evolui muito mais, pois uma criança chama a outra e o trabalho continua”, disse.

Transforma Sena

Outro projeto beneficiado com os materiais é o desenvolvido pela Base Comunitária Cabo Ivanilso, instalada no bairro da Pista, em Sena Madureira. O projeto é desenvolvido pela Polícia Militar e promove a inclusão social de crianças e adolescentes carentes, com atividades esportivas e culturais.

Foram entregues 80 coletes esportivos e dois completos para uniformizar dois times de futebol. Atualmente, a Escolinha de Futebol Transforma Sena atende 80 alunos, com idades entre 7 e 16 anos, de várias regiões da cidade.

O projeto atende 80 alunos, com idades entre 7 e 16 anos Foto: Elenilson Oliveira

A coordenadora do projeto, tenente Ivanise Pontes, explicou que o futebol é apenas uma das atividades desenvolvidas dentro da base comunitária. “Nós oferecemos futebol, capoeira e natação. Além disso, em 2020 nós estamos trazendo uma complementação a essas atividades. Vamos inserir disciplinas militares, com o desenvolvimento da guarda mirim, momento em que os alunos vão aprender valores sociais, morais e éticos”, disse.

Bombeiro Mirim

Para o Bombeiro Mirim de Sena Madureira foram entregues 22 coletes e o uniforme completo para um time de futebol. No município, o projeto alcança 100 crianças que são constantemente orientadas pelos militares.

Bombeiro Mirim alcança 100 crianças no município de Sena Madureira Foto: Elenilson Oliveira

“São contempladas crianças de 11 a 14 anos. Aqui elas têm diversas instruções como primeiros socorros, salvamento aquático, salvamento terrestre, mergulho, atividades físicas, ordem unida, além dos preceitos legais de cidadania, bom convívio, hierarquia e disciplina”, destacou o comandante do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Acre, tenente Gustavo Marinho.