Segurança Pública do Acre terá radiocomunicação com sinal digital

Gestores da PRF e da Segurança Pública do Acre firmaram uma cooperação de uso de sinais de radiofrequência (Foto: Marcelo Torres)
Gestores da PRF e da Segurança Pública do Acre firmaram uma cooperação de uso de sinais de radiofrequência (Foto: Marcelo Torres)

O sistema de comunicação das forças de Segurança Pública do Acre passa por uma modernização. O sinal dos radiocomunicadores, que atualmente é analógico, será digital. Com isso, o Acre se tornará o primeiro estado brasileiro em região de fronteira com outros países a operar com o sinal digital.

Essa ação é devido ao esforço que o governo do Acre faz, em parceria com o governo federal, para aparelhar e modernizar a comunicação, proporcionando mais clareza e praticidade nos diálogos entre as polícias, bombeiros e demais agentes de segurança pública.

“A chegada do rádio digital é uma mudança de paradigma, portanto, iremos tratar segurança pública com mais tecnologia. Isso significa mais vidas salvas e atenção para aqueles que residem em locais isolados”, destacou o secretário Emylson Farias.

Farias diz ainda que essa comunicação será ininterrupta ao longo da BR 364, de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, possibilitando ao agente de segurança, quando estiver dentro de uma viatura, ter comunicação com os municípios. “Caso ocorra um acidente ao longo da estrada, em um local isolado. A partir dessa ação policial, ela passa a ter a vida salva, pois será enviado o pedido de socorro de forma mais rápida”, enfatizou.

Polícia Rodoviária Federal agrega com a segurança estadual

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também realiza modificações em seu sistema de comunicação, aliada à segurança estadual, busca aperfeiçoar ainda mais os trabalhos. A PRF poderá utilizar as mesmas torres de comunicação do Estado.

“Uma das principais características dessa ferramenta é a criptografia, que oferece mais segurança nos dados que estão sendo repassados, como também a integração das forças que propiciará uma dinâmica entre os trabalhos”, disse o chefe da Divisão de Modernização da PRF, Márcio Antunes.

Obras já estão em andamento

Para a realização desse projeto foram investidos R$ 9 milhões, por meio da Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron), além de outros R$ 4 milhões aplicados pelo governo do Acre. As construções das torres que interligam os sinais já estão em construção.

“As fundações para a elevação das torres que interligam os sinais já estão em fase de construção. Agora, com a chegada do verão amazônico, os trabalhos serão intensificados, e no fim do segundo semestre deste ano já estaremos operando com o sinal digital”, desatacou Leonardo Barroso, gestor de políticas públicas da Sesp.