Segurança investe em programa de treinamento operacional do Ciopaer

A Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Especiais (Ciopaer), realizou nesta sexta-feira, 13, mais uma etapa do treinamento de qualificação para novos integrantes do órgão. O curso tem duração de dois meses e, com a conclusão do treinamento, a equipe passará a ter mais um membro.

O governo promove cursos periódicos para os profissionais do Ciopaer. Foto: Diego Gurgel

O acreano proveniente do Corpo de Bombeiros do Estado Acre, o sargento Luiggi Palú foi aprovado em primeiro lugar no 6° Curso de Operador Aerotático (Coat-AL) de 2022, no Alagoas, tornando-se apto a iniciar o treinamento para fazer parte da equipe do Ciopaer.

O sargento Palú falou sobre sua trajetória até o Ciopaer. Foto: Diego Gurgel

“Este é um projeto antigo, desde 2018, quando decidi fazer parte do Centro. Venho fazendo cursos de qualificação, até passar no de operador aereotático e poder chegar aqui, então é uma felicidade de um projeto que agora se concretizou”, enfatiza Palú.

O tenente-coronel Samir Freitas, coordenador do Ciopaer, explica que o exercício do dia é uma complementação do treinamento para que o sargento Palú entre na padronização do serviço.

Diversos exercícios são executados durante o treinamento de adaptação do profissional. Foto: Diego Gurgel

Rapel, instrução de socorrismo e Mac Guire, que é o transporte de carga externa, foram os exercícios executados durante parte do treinamento de adaptação do profissional. A simulação foi realizada no aeródromo Acre Fly, localizado na Estrada do Amapá, em Rio Branco.

“A Sejusp segue gerando oportunidade de treinamentos para atividades de operações aéreas que são fundamentais para a nossa atuação no Acre, pois é durante os cursos que fazemos os ajustes necessários para operações reais”, acrescenta Freitas.

Todos os integrantes do Cioapaer recebem treinamento de aperfeiçoamento antes de iniciar as operações reais. Foto: Diego Gurgel

Outra importante parceria é realizada com a Secretaria de Estado de Saúde, por meio Samu. O médico Eduardo Formiga e a enfermeira Thays Vasconcelos garantiram o treinamento de socorrismo ao profissional.

A Segurança atua em parceria com a Saúde nas ações de regaste e aeromédico. Foto: Diego Gurgel

“Estamos trabalhando para integrar ainda mais essa parceria; a Sesacre está atuando para habilitar em breve novas aeronaves, melhorando o atendimento aeromédico e de regates nas áreas de difícil acesso do estado”, explica Formiga.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter