Parceria

Segurança discute prevenção a roubos com motoristas de ônibus e sindicato

Visando minimizar ao máximo o número de roubos e assaltos a transportes coletivos na capital e no interior do estado, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel Paulo Cézar Santos, se reuniu com representantes de empresas de ônibus, motoristas, sindicato e autoridades das polícias Civil e Militar, na tarde desta segunda-feira, 16.

Na ocasião foi discutido um planejamento estratégico de prevenção, diante dos relatos expostos pelos motoristas que já foram alvos de assaltos a coletivos. O planejamento tem o objetivo de conter esse tipo de delito.

“Estamos nos reunindo mais uma vez a fim orientarmos motoristas e sindicato sobre as estratégias da segurança pública por meio das forças de segurança, que mais do que nunca está empenhada em combater esse tipo de crime frequente nos últimos dias. É nosso dever resguardar a integridade física e mental não só dos motoristas de ônibus, bem como dos usuários que necessitam do transporte para ir e vir”, destacou Paulo Cézar.

Secretário de Segurança ouviu anseios da categoria para a elaboração da estratégia que visa combater roubos a coletivos Foto: Assessoria/ Sejusp

O diretor operacional da Polícia Militar do Acre, coronel Luciano Fonseca, falou sobre a importância de um trabalho integrado entre as forças de segurança no combate aos roubos a coletivos. “Sem parceria e a colaboração da categoria em questão fica impossível alcançarmos nosso objetivo, que é combater esses roubos. O encontro foi importante para alinharmos as estratégias que serão primordiais para que os ônibus voltem a circular oferecendo mais segurança aos motoristas e usuários”, completou.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado do Acre (Sinttpac), Francisco Marinho, o embarque dos criminosos tem acontecido sempre na parte central da cidade, geralmente nos ônibus de linha do bairro Sobral e Calafate por estarem sempre lotados de passageiros. Ele ressaltou que a parceria e preocupação por parte da Sejusp contribui para tranquilizar a categoria e acredita que, com os planos que foram traçados durante a reunião, esses roubos possam diminuir consideravelmente.

“A gente tá trabalhando e confiando no apoio que sempre nos foi dado por meio do secretário Paulo Cézar. Essa reunião é de suma importância, porque colocamos aqui a nossa realidade do dia a dia e, com as informações passadas à segurança pública, poderemos pelo menos minimizar esse problema que vem acontecendo nos nossos transportes coletivos”, completou.

O motorista, Antônio Marques por três vezes já foi vítima dos roubos a coletivos enquanto transportava passageiros na capital. Para ele a reunião trouxe esperança de dias melhores e mais tranquilidade durante o trabalho.

“Isso é muito bom para nós motoristas que estamos indo trabalhar aflitos, mas depois do que ouvimos aqui e sabendo que a segurança pública está dando uma certa prioridade para esta situação, a esperança é que possamos voltar a trabalhar sem medo”, disse.