Futuro

Segurança beneficia mais de 50 crianças do Panorama com projeto de prevenção à criminalidade

Os sábados que antes poderiam ser entediantes ou ociosos na vida de mais de 50 crianças do Panorama, não são mais os mesmos desde que surgiu o projeto Família de Futebol, que proporciona um dia de lazer, esporte e cidadania e muita diversão a esses pequenos.

A ação que faz parte do projeto Arte e Esporte na Comunidade-Chegando na Frente com o Governo do Estado e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Diretoria de Justiça e Integração Social, tem como objetivo fomentar a cultura, esporte e lazer a crianças e adolescentes que vivem  em situação de vulnerabilidade social, como forma de preveni-las do mundo da criminalidade e das drogas.

Meninas e meninos do bairro Panorama participam do projeto Família, que existe desde 2018 Foto: Sejusp

Para o voluntário do projeto e missionário Daniel Martins, proporcionar alegria e conhecimento a essas crianças é entender que o crime não é combatido com a repressão, mas principalmente com a prevenção e amor a um público que muitas vezes nem sabe o que é se sentir amado dentro da própria base familiar.

“Nós já trabalhamos com as crianças do Panorama há quase 5 anos e para nós é uma satisfação saber que cada gesto com cunho social, conseguimos tirá-las de uma vida de ociosidade, dos riscos de serem atraídas pelo crime. Além do futebol, nós realizamos uma série de outras atividades com essas crianças, como música, artesanato, disciplina e momentos de reflexão na palavra de Deus, para que eles se tornem cidadãos de bem cheios de sonhos”, completou o voluntário.

Atualmente a escolinha de futebol acontece no campo da Associação do Corpo de Bombeiros, que foi cedido exclusivamente para proporcionar esse momento de lazer às crianças do Panorama. Na ocasião foram entregues 66 uniformes completos de futebol aos coordenadores da escolinha. Para o presidente, Cabo Diego Costa do CBMAC, a associação estará sempre de portas abertas para abraçar causas como essa, em que  o único objetivo é retirar crianças e adolescentes de um cenário de criminalidade e fazê-los sonhar com uma vida melhor e mais digna.

“Nós como militares valorizamos e nos envolvemos muito com essa parte social de resguardar as crianças, resgatar seus sonhos, além de ensinar a elas o caminho correto que elas devem seguir para se tornarem cidadãos de bem. Eles chegam aqui e esquecem os problemas enfrentados em casa e cada um aproveita ao máximo a oportunidade de ter um dia de lazer e ensinamentos”, disse.

Sempre antes do futebol, os voluntários se reúnem com a crianças para fazer uma oração e para uma conversa sobre a semana de cada um Foto: Sejusp

Para o chefe de departamento de Ação Comunitária na Sejusp, Abrahão Púpio, esse tipo de ação  gera inclusão e cidadania a esses jovens, que terão bons exemplos para se espelhar na vida.

“Fico muito feliz em poder contribuir com recursos do projeto Chegando na Frente e ver o atual presidente da Aprabmac (Associação dos Praças Bombeiros Militares do Acre) mantendo essa parceria que teve início há 5 anos, quando eu ainda era presidente da associação. Durante as atividades nós falamos muito em prevenção ao uso de tóxicos, na importância do estudo e união familiar, além do valor que terão ao se tornarem cidadãos do bem e grandes profissionais, longe da criminalidade”, finalizou Abrahão.

O esporte através do projeto tem uma importância de resguardar as crianças do mundo do crime, proporcionando lazer e tirando elas da ociosidade Foto: Ascom