Segurança aposta no diálogo para estabelecer a harmonia e a paz entre as pessoas

 Equipe realizou mais de 140 audiências em 2015, buscando a conciliação e a paz (Foto: Arquivo Sesp)
Equipe realizou mais de 140 audiências em 2015, buscando a conciliação e a paz (Foto: Arquivo Sesp)

Implantado em agosto deste ano, o Projeto Pacificar já realizou cerca de 140 audiências de conciliação entre pessoas que por algum motivo se desentenderam.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública busca, a partir do diálogo, restabelecer a paz entre as pessoas e evitar que isso evolua para uma situação mais grave de ameaça ou agressão física.

Entre agosto e dezembro de 2015, as principais ocorrências atendidas pelo Pacificar são decorrentes de ameaças, injúrias, difamações e conflitos familiares. Elas correspondem a 33%, 16%, 10% e 6% do total de audiências realizadas, respectivamente.

As demais, segundo a delegada Maria Lúcia Jaccoud, se dividem entre outros 14 tipos de crimes. A autoridade policial observa se tratar de um modelo ainda embrionário, mas que no futuro será espalhado pelo estado, gerando rapidez e evitando a evolução desses crimes para ocorrências mais graves.

“O Pacificar é uma iniciativa inovadora, porque, no âmbito da polícia é o primeiro trabalho feito em nível de mediação de conflito no Acre. A maioria dos conflitos surge num pequeno desentendimento que, se não tratado, evolui e pode causar a perda da liberdade da pessoa”, destaca a delegada.

Além disso, realiza ações preventivas e visitas a escolas e associações comunitárias com o intuito de fortalecer as políticas públicas de atendimento adequado na resolução de conflitos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter