rede contatos

Sefaz participa de Reunião de Comissão de Gestão Fazendária em São Paulo

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), participa da 51ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef). O encontro teve início nesta quarta-feira, 6, e estende-se até quinta-feira, 7, na Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp), localizada na capital paulista. Trata-se da primeira edição de 2022.

Na ocasião, a Sefaz é representada pelo chefe do Departamento de Governança Estratégica e coordenador-geral da Unidade de Coordenação de Projetos (UCP), auditor da Receita Estadual Adriano Magalhães; e pelo diretor de Tecnologia da Informação e coordenador técnico da UCP, auditor da Receita Estadual José Eloy Costa Júnior.

O evento reúne representantes das Secretarias de Fazenda de todos os estados. Foto: Ascom/Sefaz

O encontro pretende discutir temas como a situação dos precatórios nos estados e no governo federal, bem como seus impactos para a gestão fiscal; e transações tributárias como estratégia de redução de processos no estoque do contencioso administrativo tributário.

Estratégias de governança e segurança, o caráter científico da administração tributária, a gestão do crédito tributário, e a simplificação e transformação digital na relação com o contribuinte também serão debatidos no evento, que reúne representantes da Sefaz de todos os estados.

De acordo com o auditor Adriano Magalhães, o fórum é muito importante para a Sefaz do Acre acompanhar os avanços na Gestão Fazendária dos demais estados. “Contamos com um espaço na pauta do evento para a troca de experiências na área tecnológica, que contribui, sobremaneira, para estarmos sempre na vanguarda neste tema”, explica. E acrescenta: “Com a volta do formato presencial, fica mais fácil estabelecer uma rede contatos”.

Troca de experiências e debates sobre questões fazendárias dão o tom à reunião. Foto: Ascom/Sefaz

A última reunião da comissão foi realizada em meados de outubro de 2021 e tratou sobre transformação digital na gestão fiscal e equilíbrio das contas públicas em tempos de crise, entre outros temas.

A Cogef integra a estrutura do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e é responsável por  promover e articular soluções de cooperação e integração entre as fazendas públicas visando à evolução da gestão fiscal.