Cuidados

Sede da Secretaria de Produção e Agronegócio adota medidas para evitar contágio pelo coronavírus

A Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) tem mantido a maior parte de suas atividades e programas de desenvolvimento do agronegócio no Acre mesmo durante a pandemia de Covid-19, mas para isso tem adotado uma série de medidas para evitar o contágio pelo coronavírus Sars-Cov-2, em consonância com os decretos do governo do Estado para serviços essenciais.

Rodízio de servidores e afastamento do grupo de risco para home office foram algumas das medidas tomadas na Secretaria Foto: Assessoria Sepa

Recentemente, uma servidora da unidade sede da Sepa, em Rio Branco, testou positivo para a doença, mas ela está ausente de suas funções há oito dias, quando sentiu os primeiros sintomas da doença e foi dispensada do trabalho para fazer isolamento domiciliar. Até agora, não houve casos de outras pessoas que tenham entrado em contato com a mesma e apresentado os sintomas.

Desde o início do decreto de isolamento social do governo, a Sepa adotou uma série de medidas para evitar o contágio entre os servidores. Atualmente, sua sede funciona em sistema de rodízio, com horário de serviços das 7 às 13 horas, de segunda a sexta. E todos os servidores de grupo de risco foram orientados a ficar em casa em regime de home office.

Nos escritórios locais, presentes em todos os municípios, medidas de cuidado também foram adotadas, principalmente no atendimento aos produtores rurais, com máscaras sendo obrigatórias e distanciamento social.

A Secretaria continua focada em ações no campo para que o agronegócio não pare, se esforçando para evitar prejuízos à vida do produtor rural durante a pandemia. Ainda assim, todas as reuniões convocadas pelo secretário Edivan Azevedo com gestores têm sido realizadas por videoconferência.

Com o apoio da equipe do Depasa, higienização da Secretaria foi realizada nesta segunda-feira Foto: Assessoria Sepa

E nesta segunda-feira, 18, uma equipe do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) esteve presente na sede da Sepa para realizar a higienização de toda a estrutura.

“A Sepa e seus servidores têm mantido o esforço pelo desenvolvimento do agronegócio no Acre mesmo em tempos de pandemia, pois o setor produtivo não pode parar, garantindo alimento para nossa população e renda para as famílias do campo. Estamos tendo o máximo de cuidados possível, mas se novos casos entre nossos servidores forem identificados, a prioridade será sempre a de salvar vidas e tomaremos mais medidas restritivas”, conta o secretário Edivan Azevedo.

A sede da Sepa conta ainda com distribuição de álcool em gel entre os servidores pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac). Cerca de 40 frascos foram encaminhados e novos deverão chegar em breve.