Secretário de Segurança de Rondônia faz visita oficial ao Acre

Estados trocam experiências para a implantação do Policiamento Especializado em Fronteira

marcelo_bessae_equipe_1_a_esquerda_assite_ferramenta_sigo__com_o_secretrio_da_sesp_reni_graebner.jpg
 

equipamentos_no_letais_doados_ao_acre_pela_secretaria_nasional_de_segurana_pblica_-_senasp.jpg

O secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec), Marcelo Nascimento Bessa, está no Acre em visita oficial (Fotos: Assessoria Sesp

O secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec), Marcelo Nascimento Bessa, está no Acre em visita oficial. Vem acompanhando do diretor de Polícia Civil Claudionor Silva, do diretor Adjunto de Inteligência. major Wilton. e do seu substituto de inteligência. Osmar Casas.

Na tarde desta terça-feira, 20, ele esteve reunido com o secretário de Segurança Pública do Acre, Reni Graebner, e assistiu a uma apresentação sobre o Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), novidade que também está nos planos de ampliação do sistema operacional de segurança pública de Rondônia.

Bessa também isitou as instalações do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e o serviço de monitoramento da zona central de Rio Branco através de câmeras de vídeo. O secretário rondoniense também esteve na diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e conheceu o equipamento Guardião WEW, equipamento indispensável à segurança pública instalado em todos os Estados da federação.

Nesta quinta-feira, 21, o secretário Marcelo Bessa e equipe visitarão a Secretaria de Polícia Civil e vão conhecer o sistema de Identificação Digital e Criminal do Acre (Idnet). De acordo com Bessa, sua visita ao Acre é também uma cortesia ao amigo Reni Graebner. O governo de Rondônia quer fazer parcerias com o governo do Acre para a implantação do Policiamento Especializado em Fronteira (Pefron). A comitiva rondoniense trouxe para o Acre equipamentos não-letais, como pistolas Teser, doadas pelo Ministério da Justiça aos Estados onde será implantado o Pefron.

O secretário Reni Graebner disse que a visita dos rondonienses serve, entre outros objetivos, para estreitar as relações institucionais entre os dois estados e fazer troca de experiências e informações. Marcelo Nascimento falou sobre as ações iniciais do governo de Rondônia e dos projetos e ações para melhorar a segurança pública em Porto Velho, capital, e no interior do Estado. “Porto Velho ocupava o quinto lugar entre as cidades brasileiras em número de homicídios. Nesses primeiros meses caímos para o 12º lugar. Esses números são medidos pelas ocorrências na Polícia Civil e na Polícia Militar”, declarou.