Equipes gestoras e prefeituras discutem o Pacto pela Educação
Assegurar a melhoria da qualidade da educação do Estado e a universalização da educação básica tem sido um dos comprometimentos do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, (SEE) com o Pacto pela Educação.
Esta semana, o secretário Daniel Zen participou de reuniões com os prefeitos e equipe gestora das escolas de Santa Rosa, Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, apresentando os benefícios que a adesão trará para a comunidade escolar. “O Pacto pela Educação tem proporcionado transformações na educação de Santa Rosa. Este ano já foram construídas três escolas estaduais na zona rural, e desde 2007 foram reformadas oito unidades escolares em comunidades de difícil acesso”, revela.
Uma das ações prioritárias do Pacto pela Educação é garantir que todas as crianças sejam adequadamente alfabetizadas até os oito anos de idade, tendo por parâmetro avaliações como o Provinha Brasil e o Seape, que é a avaliação do desempenho escolar em nível estadual.
Esta não é uma tarefa fácil, mas que conta com o apoio dos profissionais da educação e também dos estudantes, através do Movimento Mudança e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, que já firmaram parceria com a SEE no combate à erradicação do analfabetismo.
O regime de colaboração é aplicado entre o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco, desde 2008. Esse compartilhamento de responsabilidades é previsto pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que no Acre ganhou um grande reforço através da Lei 1.694, que instituiu o Sistema Público da Educação Básica. Em janeiro deste ano, o governador Tião Viana publicou o Decreto nº 646, no qual estabelece um conjunto de ações para que o ensino continue avançando nos indicadores educacionais.
Além do itinerário pelos municípios, o secretário Daniel Zen tem como meta desenvolver o diálogo com todas as escolas da capital. “A nossa agenda tem sido pautada no atendimento às escolas de todo o Estado para conhecer as diferentes realidades dos estudantes. Esse trabalho tem o objetivo de ampliar as relações entre os profissionais da educação e a comunidade”, declara Daniel Zen.
{xtypo_rounded2}Compromissos do Pacto pela Educação:
- Diminuir a evasão e repetência escolar
- Universalizar o ensino para crianças de 4 e 5 anos até 2016
- Garantir a alfabetização adequada a todas as crianças até os oito anos
- Reduzir para menos de 5% a distorção idade/série{/xtypo_rounded2}