Secretários de Meio Ambiente debatem sobre crimes na Amazônia Legal

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, representou o Acre no debate sobre as ações dos estados da Amazônia Legal para combater os crimes ambientais num ano marcado pela pandemia da Covid-19. O debate foi realizado nesta quinta-feira, 4, e faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente, que terá eventos online com pesquisadores renomados no cenário nacional.

Além do secretário do Acre, o debate contou com Robério Nobre, do Amapá; Eduardo Taveira, do Amazonas; Diego Rolim, do Maranhão; Mauren Lazzaretti, de Mato Grosso; Mauro O’de Almeida, do Pará; Ionilson Sampaio, de Roraima; e Renato Jaime, de Tocantins. O secretário Elias de Oliveira, de Rondônia, não participou do debate porque está hospitalizado.

Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal debatem sobre crimes ambientais num ano marcado pela pandemia da Covid-19. Foto reprodução

Os secretários apresentaram as ações de cada estado para um público de aproximadamente 300 pessoas e os assuntos que se destacaram na reunião foram a necessidade de regularização fundiária em toda Amazônia Legal, além das campanhas de combate ao desmatamento ilegal, queimadas e invasões nas florestas.

Para Israel Milani, os desafios são muitos, mas os avanços estão sendo conquistados com ações conjuntas. “A criação do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal e a união dos estados amazônicos que ficou clara na COP 25 são pontos a comemorar. Sabemos que o trabalho é constante, no monitoramento, combate e punição dos crimes ambientais, inclusive no Acre estamos unindo todas as instituições para combater os ilícitos”, disse.

Israel destacou o papel fundamental da Secretaria de Comunicação (Secom), que está atuando diretamente com as instituições do Comando e Controle, divulgando campanhas de sensibilização para conter o avanço das invasões ilegais nas florestas. “As missões nas florestas estão acontecendo, coibindo os ilícitos, mas o papel da comunicação, sensibilizar a população, é crucial nesse momento”, frisou.

Para Israel Milani, os desafios são muitos, mas os avanços estão sendo conquistados com ações conjuntas. Foto Assessoria Sema

No Acre, o governador Gladson Cameli, decretou a criação do Comitê de Ações Integradas de Meio Ambiente, que vem combatendo os ilícitos com rigor. “O governo tem feito o trabalho de coibir os crimes, porém também tem estimulado as cadeias de valor florestal, dando apoio às comunidades que moram próximas a florestas. É o papel da nossa gestão, apoiar as comunidades para que a população não precise desmatar para sobreviver”, acrescentou Milani.

O secretário do Acre, que também é médico, demonstrou preocupação com o período de seca no estado, tendo em vista o aumento do desmatamento e a cultura de queima nesse período do ano. “A fumaça pode agravar muito a saúde das pessoas, principalmente com doenças respiratórias, como a Covid-19. O governo está em campo, orientando e sensibilizando a população para que não realize queimadas”, disse.

Concessão florestal

A política de concessão florestal, instituída pela Lei N°11.284/2006, permite que os governos federal, estaduais e municipais gerenciem seu patrimônio florestal de forma a combater a grilagem de terras, evitar a exploração predatória dos recursos florestais e promover uma economia em bases sustentáveis e de longo prazo. No Acre a Lei de Gestão de Florestas Públicas está sendo encaminhada para Procuradoria-Geral do Estado.

“A Covid-19 vai passar e nós estaremos prontos para apoiar as ações de retomada da economia com a concessão florestal no Acre”, falou Israel Milani, referindo-se aos mais de 250 mil hectares de concessão de florestas públicas dentro do Complexo de Florestas do Rio Gregório.

De acordo com o secretário, o edital está pronto, a consulta foi publicada e o governo está aguardando apenas a pandemia passar para dar andamento a licitação. “Precisamos dar uma guinada na economia para valorizar as pessoas. Nas comunidades está o nosso maior exército, por isso devemos buscar políticas públicas que possam mudar a realidade dessas pessoas, a exemplo da concessão florestal.

Sustentabilidade

Os secretários encerraram o debate online destacando a necessidade urgente de erguer o tripé da sustentabilidade na Amazônia Legal: desenvolvimento ambiental, econômico e social. Eles também esperam que, após a pandemia, a pauta ambiental continue com a força que merece.

Mês do Meio Ambiente

Neste dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizado um webinário (seminário via internet) sobre desmatamento e queimadas na Amazônia durante a pandemia por Covid-19. O pesquisador titular do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), Luiz Aragão, a diretora-executiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Vera Reis Brown, e a procuradora de Justiça Patrícia Rêgo irão discutir as implicações ambientais, sociais e de governança em torno da temática no Estado do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter