ALFABETIZAÇÃO

Secretários de Educação da Amazônia Legal avançam em ações para melhorar a aprendizagem

Secretários de Educação e representantes dos estados que compõem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal realizaram nesta terça-feira,26, em São Luís, no Maranhão, a reunião da Câmara de Educação. Na pauta, a “Alfabetização e Aprendizagem na Idade Certa em Regime de Colaboração com os Municípios”.

O secretário de Educação, Cultura e Esportes do Acre, Mauro Sérgio Cruz, esteve presente na reunião, juntamente com os secretários de Educação do Maranhão, Felipe Camarão; de Roraima, Leila Perussolo; e do Tocantins, Adriana Aguiar, assim como representantes do Amapá, Amazonas, Mato Grosso, do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

“Alfabetização e Aprendizagem na Idade Certa em Regime de Colaboração com os Municípios” foi o tema da reunião. Foto: Lauro Vasconcelos/Ascom Seduc MA

O anfitrião do encontro, o secretário Felipe Camarão, destacou a relevância do Regime de Colaboração para o avanço da qualidade da educação básica.

“O regime de colaboração com foco na alfabetização e aprendizagem na idade certa é fundamental porque diz respeito ao início do fluxo escolar da educação básica. Todos nós estamos imbuídos do mesmo objetivo, que é alfabetizar as nossas crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental garantindo, com isso, um fluxo escolar adequado e isso vai repercutir depois nas nossas redes estaduais”, ressaltou.

Embora a alfabetização seja uma competência dos municípios, os estados estão trabalhando com regime de colaboração para que sejam alcançados resultados positivos.

“Hoje, a Câmara está discutindo, especialmente, o regime de colaboração, que é uma de nossas frentes. Então, essa integração da agenda da aprendizagem do Consed com a agenda do Fórum da Amazônia é um exemplo para o Brasil. Essa experiência tem que ser compartilhada com as demais regiões porque, de fato, é uma agenda que a gente tem uma expectativa que vai sair um resultado efetivo e uma integração com as redes municipal e estadual”, enfatizou Nilce Costa, secretária executiva do Consed.

secretário de Educação, Cultura e Esportes do Acre, Mauro Sérgio Cruz na reunião da Câmara de Educação, em São Luiz-MA. Foto: Lauro Vasconcelos/Ascom Seduc – MA

 Segundo o secretário Mauro Sérgio “é muito importante estarmos reunidos para discutir esse tema porque são estados que estão na região amazônica, dentro da floresta, e os nossos desafios são comuns. Aqui nós discutimos esse cenário, as estratégias que podemos utilizar para melhorar o acesso e a permanência das nossas crianças na escola, com um ensino de qualidade. Outro ponto relevante é o regime de colaboração com os municípios porque precisamos nos unir e ver a educação como um todo. Nosso ensino precisa ser bom em todo o estado, em todos os municípios”, afirma.

19º Fórum da Amazônia Legal

A reunião da Câmara de Educação faz parte da programação do 19º Fórum da Amazônia Legal, realizado entre os dias 27 e 28, com a participação dos governadores e secretários dos nove estados brasileiros que compõem o bloco de governadores da Amazônia Legal.

Fonte: Ascom/Seduc MA