Secretário Nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência visita o Acre

O secretario de Estado de Desenvolvimento Social, Antônio Torres, e o secretário Nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, realizaram na manhã de quarta-feira, 30, uma visita a Associação dos Deficientes Visuais do Acre (Foto: Meire Campos/Seds)

O secretario de Estado de Desenvolvimento Social, Antônio Torres, e o secretário Nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, realizaram na manhã de quarta-feira, 30, uma visita à Associação dos Deficientes Visuais do Acre (Foto: Meire Campos/Seds)

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Antônio Torres, e o secretário Nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, realizaram na manhã de quarta-feira, 30, uma visita à Associação dos Deficientes Visuais do Acre (Adevi).

Fundada em 15 de março de 1991, a Adevi surgiu depois de observada a necessidade de se ter uma entidade que representasse os interesses das pessoas com deficiência visual nas áreas da saúde, trabalho, educação, esporte e lazer.

“O Estado está fortalecendo a sua política de inclusão à pessoa com deficiência cada vez mais. O Conselho da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social estão fazendo parcerias, inclusive na realização dos fóruns, pois é extremamente importante estarmos contribuindo para poder encontrar um caminho de inclusão”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Social.

Leia mais

Seds realiza 6° Ciclo de Capacitação Agenda Criança Amazônia Unicef

Desenvolvimento social do Acre é tema do Fala Secretário desta semana

Plano Viver Sem Limites será lançado no Acre

“O Plano Viver Sem Limite é um conjunto de 32 ações, com quatro eixos de atuação – acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade que envolve ações de 15 órgãos federais, Estados e municípios”, disse o secretário Antônio José.

Na área da educação, o plano prevê ações como o transporte escolar acessível, para viabilizar o acesso dos alunos com deficiência às instituições de ensino, e a adequação arquitetônica de escolas públicas e instituições federais de ensino superior.

Na saúde, o investimento visa ampliar as ações de prevenção às deficiências, criar um sistema nacional para o monitoramento e a busca ativa da triagem neonatal, com maior número de exames no Teste do Pezinho. Serão fortalecidas as ações de habilitação e reabilitação, ampliação das redes de produção e acesso a órteses e próteses. Na área de assistência, a construção de residências inclusivas e centros de referência para o deficiente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter