Em Rio Branco

Secretário de Segurança busca parcerias junto à prefeitura para a promoção da Segurança Pública

Em uma visita institucional ao gabinete da prefeita e da presidente da Associação de Municípios do Acre (AMAC), Socorro Nery, o Secretário de Segurança, Coronel Paulo Cézar, colocou a Segurança Pública a disposição do município e firmou algumas parcerias para otimizar o serviço não só na capital, mas também em municípios do interior.

A visita ocorrida na manhã desta quarta-feira 27, foi acompanhada do Secretário Adjunto Ricardo Brandão, da Procuradora Geral Márcia Cristina, também do chefe da Casa Civil, Márcio Oliveira e do Coronel Cleido, chefe do Gabinete Militar da Prefeita.

Entre as pautas apresentadas, foi colocado em discussão o apoio para a identificação e providências quanto a imóveis abandonados na capital, que servem como jazigo para práticas delituosas e abrigo a moradores de rua.

A estimulação das ações de projetos sociais orquestradas pela Secretaria de Segurança como o Proerd. O apoio para o funcionamento do Centro Integrado de Atendimento Psicossocial a servidores com problemas de cunho psicológico e ainda o compartilhamento de custos quando ao projeto em desenvolvimento Rio Branco Segura.

Paulo Cézar agradeceu pela edição do decreto que regulamenta o horário de funcionamento dos comércios de bebidas alcoólicas na capital, propondo também que a legislação alcance os municípios do interior e ainda a ampliação da cobertura das licenças de segurança, o que reflete na promoção da segurança pública do estado.

A visita ocorrida na manhã desta quarta-feira, 27, (Foto: Cedida)

Outro assunto abordado durante a reunião foi a proposta de uma parceria para dar início as ações do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras, criado em 2015 e a reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. A primeira parceria discute a realização de operações integradas em municípios de fronteira e a segunda, requer espaço para discutir segurança pública em reuniões do gabinete.

Na ocasião o secretário destacou a importância de outra parceria na integração do Cerco Eletrônico com as câmeras de radares fixos dos município. A intenção é prevenir e combater crimes com a identificação visual daqueles que o praticam.

Na oportunidade a prefeita Socorro Nery informou que serão formalizadas as parcerias através de um termo de cooperação, estabelecendo ações para atuação conjunta, na intenção de apoiar a Secretaria de Segurança do estado. Para ela, os municípios tem um papel fundamental a medida que desenvolvem ações urbanísticas e regulam ações sociais fundamentais para a implantação de ações que promovam a sensação de segurança social.

“Nós estamos retomando as tratativas com a Secretaria de Segurança do estado e retomando também ações que já foram desenvolvidas no passado quando o município passou a aderir ao Sistema Integrado de Segurança Pública, criando dentro do município o Gabinete de Gestão Integrada Municipal. A partir de agora nas reuniões haverá a participação de um representante da Secretaria de Segurança. Ter uma cidade segura é o objetivo de todos nós e me coloco a disposição do secretário pra concretizar tudo aquilo que estiver ao meu alcance para concretizar esse objetivo”, enfatizou a prefeita.