Investimento

Secretário de Planejamento do Acre reúne-se em Brasília com equipe do Ministério da Economia

O secretário de Planejamento, Raphael Bastos, reuniu-se em Brasília com a equipe de investimentos do Ministério da Economia para a qual expôs o modelo de desenvolvimento defendido pelo governador Gladson Cameli, voltado para as áreas de infraestrutura e agronegócios.  Presentes à reunião, o secretário-adjunto do Ministério da Economia, Renato Baumann, a coordenadora de Investimentos Internacionais, Cíntia Arruda, e o coordenador de Investimentos, Márcio Lima.

Secretário apresenta modelo de desenvolvimento defendido pelo governador Gladson Cameli para a equipe do Ministério da Economia (Foto: cedida)

A equipe do Ministério da Economia apresentou ao secretário, a possibilidade de acesso ao Fundo de Cooperação de Desenvolvimento instituído pelo governo chinês com foco dirigido aos países de Língua Portuguesa com potencial de exportação. O fundo fomenta o desenvolvimento em regiões com esta vocação econômica. Foi apresentada também a possibilidade de uma parceria com Macau, onde há uma Plataforma de Serviços para a cooperação comercial entre a China e os países de Língua Portuguesa que ainda não têm a escala necessária.

“Todas essas alternativas apresentadas trazem esperanças reais de avanços para nossa economia”, diz o secretário, que pretende organizar um fórum no Acre para a apresentação dos serviços e produtos que poderão ser oferecidos ao mercado chinês. A ideia é também apresentar os projetos que podem ser financiados pelo Fundo de Desenvolvimento chinês.