Secretário de Educação do Acre assumirá vice-presidência Norte do Consed em 2018

O secretário de Educação e Esporte do Acre, Marco Brandão, vai assumir a vice-presidência Norte do Conselho Nacional de Secretários de Educação, o Consed, em janeiro de 2018. Consed é uma associação que congrega as Secretarias de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal, e tem o objetivo de desenvolver uma Educação pública de qualidade.

Entre as atribuições de Brandão frente à vice-presidência está a integração das secretarias para promover ações conjuntas, que estabeleçam intenso intercâmbio de experiências entre as unidades da federação.

Com o Acre assumindo a vice-presidência Norte do Consed, o estado passa a representar, em nível nacional, todos os estados do Norte, entrando na linha de sucessão do presidente, em caso do afastamento dele.

Em 2007, o Acre já esteve na presidência do Consed, com a professora Maria Correia. E em outubro deste ano, o estado foi responsável, sob a coordenação do secretário Marco Brandão, da fase regional Norte do Prêmio de Gestão Escolar 2017. Na ocasião, mais de 50 educadores da Região Norte, entre diretores de escolas e secretários de Educação dos estados amazônicos, participaram do evento.

Homenagem do Consed

Além disso, Brandão juntamente com a secretária de Tocantins, Wanessa Sechim, coordenaram em nível nacional o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017. Pela condução foram homenageados durante a entrega do PGE, que ocorreu em Bonito (MS). Durante a solenidade o presidente do Consed, Edilvan Alencar, agradeceu pela dedicação e empenho dos coordenadores.

“Sou muito grato ao secretário do Acre e do Tocantins porque eu deleguei a eles essa missão e eles fizeram com maestria. Inovaram, inclusive, porque pela primeira vez o premio acontece de forma regionalizada”.

Na edição deste ano o PGE ocorreu nas cinco regiões brasileiras. “Saiu do cenário de Brasília, para ocorrer nas diferentes regiões, reunindo educadores de cada uma delas e, dessa maneira, tratar do que é relevante nas regiões, considerando a grande dimensão e peculiaridades de cada local do país”, destacou Brandão.

Wanessa Sechim lembrou que foi um ganho para toda a educação pública brasileira. “Esse foi, sem dúvida, um ganho, porque o Brasil passou a enxergar como se faz educação no país como todo, e não somente nos centros mais desenvolvidos”.

O PGE é uma iniciativa do Consed, que premia e valoriza as boas práticas de gestão escolares que transformam a vida dos estudantes e a comunidade, por meio de educação pública, gratuita e de qualidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter