Secretaria de Pequenos Negócios realiza cadastramento de artesãos

Maria José é artesã há mais de 23 anos e é tesoureira da Cooperativa Mulher Arte de Vencer (Foto: Cedida)
Maria José é artesã há mais de 23 anos e é tesoureira da Cooperativa Mulher Arte de Vencer (Foto: Cedida)

O cadastramento estadual dos artesãos do Acre está sendo realizado nesta gestão pela Secretaria de Pequenos Negócios. Anteriormente, os produtores se deslocavam para a Secretaria de Turismo para receber sua carteirinha, mas agora a inclusão no sistema nacional tem novo endereço.

“A carteirinha do artesão é pré-requisito para a participação em feiras locais e nacionais e funciona como uma identidade profissional, credibilizando seu trabalho e também deixando seus dados para que as políticas públicas os alcancem”, diz o representante da coordenação estadual de artesanato da SEPN, Wanderson Lopes.

A carteira é gratuita e emitida após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). No entanto, será iniciada em julho a busca ativa dos artesãos, com início em Sena Madureira.

O Sebrae, parceiro e fomentador do artesanato acreano, também realiza cadastros dos artesãos e os encaminha para a SEPN. De acordo com o coordenador do Departamento de Artesanato do Sebrae, Luiz Fernando Maia, esta semana chegaram 25 fichas de cadastramento preenchidas em Santa Rosa do Purus e 36 em Sena Madureira, ação realizada enquanto havia cursos nos municípios.