comunidade indígena

Secretaria de Meio Ambiente destaca investimentos para terras indígenas

Lideranças indígenas visitaram a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), nesta terça-feira, 21, para conhecer os detalhes das políticas voltadas aos povos indígenas. O secretário Israel Milani apresentou as ações que iniciaram desde o ano passado, com destaque para a liberação de verba para realização de festivais indígenas, implementação de novos Planos de Gestão Territorial Indígenas (PGTIs), além da formação e remuneração de agentes agroflorestais indígenas (AAFIs).

O Governo do Estado do Acre, por meio da Sema, atua nas 36 terras indígenas do estado. “As principais atividades envolvem apoiar a elaboração, atualização, monitoramento e implementação dos PGTIs e a formação e remuneração de agentes agroflorestais indígenas. Nosso diálogo tem sido aberto e constante, porque acredito que não adianta fazer investimentos sem ouvir o que a comunidade indígena precisa”, falou Israel.

Representantes indígenas visitam a Sema. Foto: Assessoria Sema.

De acordo com o secretário, a Sema está elaborando 4 novos PGTIs e a atualização de outros 25, por meio do Programa de Saneamento Ambiental Integrado e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), apoiado com recursos do Banco Mundial, entre os anos de 2020 e 2021.

Uma outra fonte de financiamento por meio do Programa de Incentivos a Serviços Ambientais, REM-KFW, está apoiando a implementação de 29 projetos indígenas, além do lançamento de mais outros 2 editais voltados à produção sustentável e valorização cultural. Um outro projeto financiado pelo REM-KFW, já contratado, realizará a formação de 70 AAFIs e a remuneração de 140 destes agentes.

Representantes do Povo Katukina e da Associação de Movimento dos Agentes Agroflorestais do Acre (Amaiac) participaram da reunião. “Nós queremos saber como esse governo vai atuar para melhorar as condições de vida dos povos indígenas. Queremos melhorar as nossas condições para não precisar sair das nossas terras e morar nas periferias das cidades. Precisamos dar condições para os nossos jovens crescerem com dignidade”, disse o líder indígena, Fernando Katukina.