Secretaria de Gestão Administrativa realiza seminário

Atividade faz parte da política de valorização dos servidores públicos (Foto: Érika Albuquerque/Acreprevidência)

Atividade faz parte da política de valorização dos servidores públicos (Foto: Érika Albuquerque/Acreprevidência)

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa, e a Escola do Servidor Público do Acre, em parceria com o Instituto de Previdência, a Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria de Articulação Nacional, realiza o Seminário “Servidor Público – Previdência, Humanização e Vida Funcional”. O objetivo é divulgar aos servidores públicos assuntos relacionados à Previdência do Estado, à vida funcional do funcionário público estadual e difundir informações a respeito das ações governamentais relacionadas à humanização.

O seminário foi levado nesta quarta, 29, e quinta-feira até Xapuri e Epitaciolândia e pretende atender a todos os servidores públicos estaduais lotados nas regionais do Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Tarauacá/Envira e Juruá.

Participaram do evento a secretária de Estado de Gestão Administrativa, Flora Valladares, o controlador-geral do Estado, Edson Manchini, o diretor de Previdência Social, José dos Santos, o assessor de governo Adonay Brito, e a chefe de Departamento de Pessoas da SEE, Marta Liane Lima. Cerca de 400 servidores públicos participaram do seminário nos dois municípios.

Além das palestras, os servidores participaram de um momento de ginástica laboral, que é a ginástica feita no local de trabalho. Com alongamentos simples, a ginástica laboral serve para motivar a prática de exercícios físicos. Além disso, a Rádio Humanizar garantiu o momento de descontração e bom humor. A Rádio Humanizar e a prática da ginástica laboral fazem parte do programa de humanização criado pelo governo.

“A iniciativa é uma maneira de suprir os anseios dos servidores no interior do Estado em relação aos seus direitos e deveres, deixar claro o papel da Controladoria Geral do Estado no sentido de melhorar os gastos públicos e mostrar a importância do servidor bem informado para o bom funcionamento das organizações públicas”, explica a secretária de Gestão Administrativa, Flora Valladares.

Servidores públicos participam de encontro sobre assuntos relacionados à previdência do estado, a vida funcional do funcionário público estadual e difundir informações a respeito das ações governamentais relacionadas à humanização. (Foto: Érika Albuquerque/Acreprevidência)

Servidores públicos participam de encontro sobre assuntos relacionados à Previdência do Estado, à vida funcional do funcionário público estadual e difundir informações a respeito das ações governamentais relacionadas à humanização. (Foto: Érika Albuquerque/Acreprevidência)

Após as apresentações de cada secretaria participante, foi aberto o momento de perguntas, o que, para a Secretária Flora Valladares, é o momento mais importante, pois o servidor pode esclarecer suas dúvidas a respeito dos processos administrativos em trâmite, as ações de humanização que podem ser implementadas para os servidores nos municípios e sobre sua aposentadoria.

Em 2005, houve a criação do Fundo de Previdência do Estado, sendo implementado o Acreprevidência, que passou a gerir as aposentadorias dos servidores estaduais e a gestão dos recursos previdenciários. Com essa mudança, algumas dúvidas surgiram entre os servidores. E esse foi o tema mais abordado durante o debate.

“Este encontro é de fundamental importância para nós, servidores públicos, pois nos permite esclarecer dúvidas, o que facilita tanto para o servidor quanto para a secretaria da qual ele faz parte, pois otimiza o trabalho dos dois. Além disso, nos aproxima do governo e das secretarias”, destacou a professora Rosineide Góis, de Epitaciolândia.

Esses seminários fazem parte da política de valorização dos servidores públicos. Bujari, Acrelândia, Capixaba, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Sena Madureira foram os municípios contemplados em 2011.