artesanato

Secretaria de Empreendedorismo e Turismo busca fortalecer artesanato cruzeirense

Em Cruzeiro do Sul, a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, esteve no Ateliê do artesão Maqueson Pereira Silva, famoso por suas peças em marchetaria. O objetivo da secretaria é fortalecer e consolidar o artesanato acreano.

“Queremos fortalecer a participação da marchetaria acreana nas feiras nacionais e internacionais, além de definir estratégias para esse artesanato nas rodadas de negócio”, declarou Sinhasique.

A marchetaria acreana possui muito valor agregado e é reconhecida mundialmente Fotos: Cedidas

A marchetaria acreana possui muito valor agregado e é reconhecida mundialmente. Maqueson produz, em média, por mês, de 200 a 500 peças, que são exportadas para países como Inglaterra, Estados unidos, Canadá e França. Sua oficina é responsável por cerca de 35 empregos diretos.

“Inclusive, na linha de produção de hoje, estavam pingentes de marchetaria em formato de coração que seriam encaminhados para Nova York. O artesanato do Acre tem muito potencial”, ressalta a secretária.

A coordenadora do Artesanato da Seet, Suelany Paiva, afirma que a Secretaria tem trabalhado para a consolidação do artesanato acreano como atividade econômica e na definição de estratégias para que o artesanato ganhe cada vez mais espaço no mercado nacional e internacional.

 

Suelany Paiva mostra as peças do artesão Maqueson Pereira

Marchetaria

Marchetaria é uma arte milenar de um gênero raro de incrustação ou aplicação de partes recortadas de madeira, marfim, bronze e outros, em objetos de marcenaria, formando desenhos dos mais diversos tipos. O diferencial do trabalho do Maqueson é o retrato da exuberância da Amazônia em suas peças.

“Retrato em minhas peças a beleza da floresta amazônica, seus rios, sua fauna, flora, suas historias e mitos, canto e encantos”, declara o artesão que trabalha com diversos artigos em marchetaria, como: quadros, clutch (bolsas femininas), marcadores de livro, caixas para joias, dentre outros.

Esse trabalho rende reconhecimento ao trabalho do artesão Fotos: Cedidas