Secretaria de Educação transforma Cruzeiro do Sul em polo de formação

 

Gestores do Juruá agora podem fazer capacitações em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)
Gestores do Juruá agora podem fazer capacitações em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), tomou a decisão política de transformar Cruzeiro do Sul num polo de formação educacional.

Como primeira atividade desse polo, quase duas centenas de gestores escolares de todos os municípios da Regional do Juruá estão reunidos em Cruzeiro do Sul para, durante três dias, participar de uma série de atividades de capacitação e de identificação dos avanços e dos gargalos da educação na região em 2015.

Charles André Rosas, coordenador do Núcleo da SEE em Cruzeiro do Sul, conta que, como participam do encontro os diretores das escolas, os coordenadores de ensino e os coordenadores pedagógicos, o custo para levar esses assessores pedagógicos a Rio Branco para atividades era muito alto.

“Tendo Cruzeiro do Sul como um centro de formação regional, a gente contempla muito mais participantes, potencializa os recursos públicos e discute com mais propriedade as particularidades do Vale do Juruá no processo educacional”, explicou.

Autonomia

A coordenadora estadual de Ensino Médio da SEE, Nayra Colombo, diz que já estava na hora de Cruzeiro do Sul receber um polo de formação: “O objetivo é formar equipes gestoras de modo que tenham autonomia para, dentro das escolas, fazer o melhor possível para que os alunos aprendam de fato”.

Ela ainda comenta que esse esforço no início do ano letivo de 2016 visa trazer o diretor à responsabilidade de ser o verdadeiro líder pedagógico da escola, não deixando que apenas o coordenador de ensino e o pedagógico assumam esse trabalho.

O professor Nildson de Moura atua como coordenador de zoneamento. Ele se mostra favorável ao novo modelo de administração implantado no Núcleo da SEE: “Está havendo mais aproximação do núcleo da secretaria com as escolas e comunidades escolares e isso vai contribuir para melhorar os índices de educação na nossa região”.