no mês da mulher

Secretaria da Gestão Administrativa recebe exposição de mandalas em celebração ao Mês da Mulher

A Secretaria da Gestão Administrativa (SGA) realizou entre os dias 7 e 16 de março uma exposição de mandalas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março.

A exposição ocorreu no Palácio das Secretarias e a abertura contou com a presença da Secretária da SGA, Sawana Carvalho, do Secretário Adjunto de Licitações e Contratos, Andrias Sarquis, da Diretora de Administração e Controle, Orlene Bessa, além da diretora de Humanização, Elineide Meireles e representantes da Diretoria de Organização em Centros de Atendimento e da Diretoria de Gestão Administrativa.

As obras são de autoria da artista Ivoneide Bacelar, 63 anos, que descobriu a paixão pela arte ainda na infância.

“Desde criança eu tinha tendência para isso, talvez tenha herdado do meu pai, ele gostava, mas não tinha a oportunidade de fazer devido as condições financeiras. Eu comecei a trabalhar pintando panos de pratos e logo depois minha filha trouxe um quadro e renasceu a vontade de pintar. Quando fiz uma viagem vi a Mandala e me deslumbrei, minha filha bateu a foto, e eu comecei a fazer. Não sabia o significado, para mim era um quadro, com um tempo comecei a descobrir que na verdade a mandala é uma questão de harmonização, de vibração, de energia e que essa arte nasceu na Índia”, conta.

Para a titular da SGA, Sawana Carvalho, a exposição de mandalas em celebração ao Dia da Mulher foi realizada em virtude do grande significado das peças. “A mandala tem um ponto de referência, onde você faz um estudo, uma reflexão durante a sua construção, é uma arte que ajuda no emocional como também uma arte que traz equilíbrio e paz. A exposição da Ivoneide Bacelar foi uma grande parceria com a Secretaria da Gestão Administrativa do Estado do Acre, onde ela além de capacitar, com uma oficina para as servidoras da SGA, compartilhou o seu dom e deixou sua arte para ser apreciada e adquirida pela população do Estado do Acre”, declarou Sawana.

Mandala: relação entre o homem e o cosmo

A técnica foi trazida para o ocidente por um psiquiatra suíço que veio fazer a humanização das pessoas com alguma patologia porque eram tratadas com choques e a mandala servia de terapia. A Mandala significa círculo mágico ou concentração de energia, a universalidade da mandala é o símbolo da integração e da harmonia.

A mandala pode ser desenhada com qualquer formato, desde que ela tenha o centro representando o seu interior, porém, o formato mais utilizado é o redondo.