Secretaria da Fazenda celebra Dia do Auditor Fiscal

A atividade é de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico

No Dia do Auditor Fiscal, comemorado em 21 de setembro, a Secretaria de Estado da Fazenda do Acre parabeniza essa classe de profissionais cujo trabalho é de extrema importância para a sociedade. O auditor fiscal é a autoridade pública responsável pela arrecadação, fiscalização e tributação dos impostos estaduais, cumprindo um papel fundamental para a execução das políticas públicas, garantindo investimentos em educação, saúde, segurança, melhorias nas estradas e pagamento dos salários dos servidores.

A atividade de fiscalização é essencial para arrecadação de recursos que se revertem em investimentos massivos em áreas da saúde, educação, segurança e infraestrutura. Foto: Ascom/Sefaz

O secretário da Fazenda, Rômulo Grandidier, destaca: “Nem sempre a atividade do auditor fiscal é percebida pela população no seu dia a dia. Mas é o trabalho dessa carreira que possibilita ao Estado prestar serviços públicos de melhor qualidade ou investir em diversas áreas”.

Secretário da Fazenda, Rômulo Grandidier Foto: Ascom/Sefaz

Além disso, o auditor da Receita Estadual promove a justiça fiscal, evitando e coibindo a concorrência desleal e predatória pelo não pagamento de tributos. E, em momentos de pandemia, a atividade dos auditores da Receita torna-se ainda mais relevante, propiciando que a arrecadação se mantenha adequada para manter as obrigações do Estado em dia.

Atualmente a Secretaria de Fazenda do Acre tem 92 auditores fiscais estaduais e 12 auditores da Receita Estadual. Foto: Ascom/Sefaz

A diretora do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Acre (Sindifisco), Leyla Alves, afirma: “Apesar da perda irreparável de alguns colegas auditores e também da área administrativa para a Covid-19, nós nos mantivemos firmes e fortes, arrecadando recursos para que se continue a investir em ações que beneficiem a sociedade em geral. Nossa homenagem aos colegas que partiram fazendo um bom combate na busca incansável de executar nosso trabalho, que é essencial ao Estado”, pontuou a diretora.

Em agosto, o governador Gladson Cameli recebeu representantes do Sindifisco e anunciou o pagamento dos recursos retroativos do salário de parte dos auditores fiscais estaduais da Sefaz. Atualmente, no quadro pessoal de servidores da secretaria, há 96 auditores da receita estadual ativos.

O secretário da pasta fazendária, Rômulo Grandidier, destacou a parceria entre o Sindifisco e o Estado. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Ainda durante a reunião, o governador Gladson Cameli disse estar aberto à viabilização da Lei Orgânica dos auditores fiscais no Acre, que concede direitos, deveres e obrigações à categoria.

Parabéns a todos os auditores da receita estadual pelo excelente trabalho desenvolvido!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest