Comunicação

Secretária apresenta relatório e pede ajuda da bancada federal para ‘salvar’ sistema público de comunicação do Acre

A secretária de Estado de Comunicação, Silvânia Pinheiro, esteve nos dias 25, 26 e 27, em Brasília, visitando o gabinete dos senadores acreanos Mailza Gomes e Marcio Bittar, para protocolar um relatório sobre a atual situação em que se encontra o Sistema Público de Comunicação do Estado do Acre. A secretária apresentou relatório com um diagnóstico da situação das rádios acreanas e pediu ajuda da bancada federal para “salvar” o sistema público de comunicação do Acre.

“Viemos aqui sensibilizar nossos parlamentares para que estejam dando uma atenção especial para o nosso sistema, que está em colapso e necessitando de investimentos urgentes”, ressalta Silvânia Pinheiro.

Problemas como equipamentos obsoletos e emissores de rádios sucateadas, por exemplo, poderiam ser sanados por meio de emendas de bancadas dos gabinetes dos senadores. Por isso, junto ao relatório que fala da situação, a secretária de Comunicação protocolou ofício solicitando esse apoio por meio de emendas parlamentares.

A visita incluiu os gabinetes dos deputados federais Allan Rick, Jéssica Sales, Mara Rocha, Wanda Milani, Flaviano Melo e Perpétua Almeida. Na segunda-feira, Silvânia teve uma audiência no Ministério das Comunicações, juntamente com o chefe do escritório da Representação do Acre em Brasília, Ricardo França, onde foram recebidos pelo secretário de Radiodifusão, Elifas Chaves Gurgel e pelo engenheiro de Telecomunicações, Flávio Lima para discutir a situação da TV Aldeia junto a pasta e ainda as outorgas das oito rádios locais.

Ainda na segunda-feira, ela visitou o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Aníbal Diniz, para discutir o mesmo assunto relacionado às rádios Aldeia e Difusora e TV Aldeia.

“O deputado Alan Rick irá destinar R$ 410 mil para a restruturação dos equipamentos da rádio em Sena Madureira. Assim como da deputada Jéssica Sales que sinalizou em ajudar na rádio de Cruzeiro do Sul. Temos muito a agradecer o empenho dos nossos deputados federais. Esperamos que todas as parcerias possam render frutos para recuperar o sistema público de comunicação do Acre, que encontra-se totalmente deteriorado”, enfatizou a secretária.

O deputado Alan Rick irá destinar R$ 410 mil para a restruturação dos equipamentos da rádio em Sena Madureira. (Foto: Divulgação)

Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Pinheiro segue ainda nesta quarta-feira, 27, onde participará juntamente com o governador Gladson Cameli e o vice-governador Major Rocha, do 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O objetivo do Fórum é discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável, que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a região.

O evento contará com a participação dos chefes de estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará e Rondônia, para discutir assuntos de interesse unânime da região. As discussões serão divididas em quatro Câmaras Setoriais: Comunicação Pública; Consórcio Interestadual; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e, Segurança Pública. Participarão do debate governadores, técnicos, secretários e procuradores dos nove estados. Silvânia Pinheiro participará das reuniões debatendo os temas que envolvem radiodifusão e redes sociais.