Festival de cinema

Secom e Fundac renovam parceria institucional com Pachamama

A parceria visa, principalmente, divulgar as ações do Pachamama e Yaneramai Films ao longo do ano (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Em reunião na manhã desta terça-feira, 25, a secretária estadual de Comunicação, Andréa Zílio, o diretor da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), Alexandre Nunes, e o coordenador do Festival Pachamama de cinema latino e da produtora Yaneramai Films, Marcelo Cordero, reafirmaram parceria em diversos projetos para este ano.

A primeira ação será na divulgação da convocatória de filmes a serem exibidos no Pachamama, que está previsto para ser realizado entre os dias 18 e 25 de novembro, em Rio Branco. Os interessados poderão submeter suas obras à seleção do festival a partir do dia 4 de maio. Mais detalhes serão publicados em breve no site Notícias do Acre.

Além disso, será exibida na TV Aldeia a segunda temporada do Pacha na Aldeia, programa que mostrará a itinerância do projeto Pachamama em seis cidades da Bolívia. Os episódios terão duração de cinco a oito minutos e, desta vez, terá algumas mudanças: o diário de bordo continua, mas agora com uma narrativa construída por personagens das comunidades visitadas.

Outra novidade é um programa de rádio voltado ao cinema, que já vem sendo planejado pela equipe da Aldeia FM. A ideia é que se leve aos ouvintes informações sobre obras cinematográficas, críticas e resenhas, entre outros, fornecendo dicas do que está sendo exibido no circuito convencional e no independente.

A parceria se amplia, ainda, na divulgação do projeto Sessão Vitrine Petrobras, que está presente em 20 capitais do Brasil, entre elas Rio Branco. A iniciativa conta com organização local da produtora Yaneramai Films, também gerenciada por Cordero, com apoio do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM). As exibições são realizadas no Cine Teatro Recreio, com estreias a cada duas semanas.

“O governo sempre se põe à disposição para dar visibilidade e fazer com que a cultura do cinema seja realizada no Acre. Essa parceria com o Pachamama, por exemplo, já dura oito anos, tanto na promoção do festival, como na divulgação dos materiais feitos por nós na TV e na agência Notícias do Acre”, afirma o coordenador.

A secretária Andréa ressalta que Secom e Fundac atuam de maneira aberta para que o segmento seja cada vez mais valorizado pela comunidade: “O Pachamama se consolidou como um grande festival reconhecido internacionalmente e, desde o início, estivemos juntos nesta parceria. Os fazedores do audiovisual estão se destacando e produzindo cada vez mais, e nós, como comunicação institucional e pública, temos o compromisso de apoiá-los em suas iniciativas.”