Plantio consorciado

Seaprof promove capacitação em fruticultura para produtores de Cruzeiro do Sul

Técnicas de poda, profundidade de cova para plantação de frutíferas, como evitar pragas no plantio, entre outras, foram ensinadas a 21 assentados do Polo Agroflorestal de Cruzeiro do Sul, nesta semana, durante capacitação promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/AC)

Marcos Pereira, chefe da unidade da Seaprof/Emater em Cruzeiro do Sul, explica que além dos agricultores, também participaram da qualificação membros das equipe técnicas da secretaria e da Associação Agroextrativista São Francisco de Assis, beneficiada pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA), do governo do Estado. A associação atende 138 famílias que vivem ao longo da BR-364.

“Foram três dias de orientação e repasse de técnicas de cultivo das culturas do açaí, acerola e maracujá, com aulas teóricas e práticas. Os agricultores vão aderir ao plantio consorciado de frutíferas com espécies florestais”, completou Pereira.

O coordenador do Departamento de Produção Familiar da Seaprof, Paulo Sérgio Braña, ressalta que a atividade é parte do PDSA II. Ele frisa que a qualificação permite que os agricultores tenham todas as orientações de manejo, tratos culturais e filtros sanitários para assegurar que a produção tenha boa qualidade e o consumidor adquira um bom produto.

Mais de 20 produtores participaram da atividade que visa implantar o plantio consorciado na região (Foto: Cedida)