Seaprof beneficia 150 produtores rurais com mecanização em Brasileia

Agricultor apresenta sua produção agrícola ao secretário e ao gerente da Seaprof de Brasileia (Foto: Leônidas Badaró)
Agricultor apresenta sua produção agrícola ao secretário e ao gerente da Seaprof de Brasileia (Foto: Leônidas Badaró)

Com a chegada do verão amazônico, os produtores rurais do Acre se preparam para um dos estágios mais importantes da produção agrícola. O preparo da terra para o plantio.  Nesse momento, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), é um forte parceiro dos produtores familiares.

Na manhã dessa terça-feira, 9, o titular da secretaria, Glenilson Figueiredo, acompanhou o início do trabalho de mecanização agrícola e destoca em uma propriedade rural de Brasileia.

Na região, cerca de 150 produtores rurais familiares, em cerca 450 hectares, serão beneficiados com as duas ações que preparam o solo para a plantação sem a necessidade do uso do fogo.

É o caso do produtor Francisco Ribeiro, morador de uma propriedade às margens da BR-317 onde planta mandioca, milho e feijão. Com a ajuda do governo, Ribeiro quer aumentar a área de plantio. “Com essa ajuda estou feliz e vou poder aumentar a minha plantação”, afirma.

Outro agricultor, que com a ajuda da Seaprof, tem conseguido aumentar a produção é Raimundo Elias. Em sua propriedade, se destaca a diversidade de culturas: batata doce, mamão, mandioca, criação de pequenos animais e o maior investimento que é a produção de milho. No ano passado foram 1.200 sacos do grão. O mais impressionante é a força de vontade e disposição para o trabalho do agricultor familiar.

Raimundo Elias tem 75 anos e é quase impossível acreditar que ele conte com a ajuda apenas da esposa para cuidar de tudo que produz em sua propriedade.  “O trabalho pesado eu faço sozinho, sem ajuda de ninguém e como você pode ver, eu dou conta de tudo. Eu tenho uma área de 1,5 hectare que quero destocar para aumentar o meu plantio de milho”, afirma o produtor rural.

Parceria com os produtores

Raimundo Elias, mesmo com 75 anos, cuida sozinho de sua propriedade e pretende aumentar sua produção (Foto: Leônidas Badaró)
Raimundo Elias, mesmo com 75 anos, cuida sozinho de sua propriedade e pretende aumentar sua produção (Foto: Leônidas Badaró)

O objetivo da Seaprof com os trabalhos de mecanização e destoca é fazer com que mais produtores rurais trabalhem com a diversificação de culturas para que durante o ano tenham o que colher e consequentemente garantirem renda em todos os meses.

“Aqui são duas propriedades diferentes. Um que está começando nesse processo e outro que já tem uma produção diversificada consolidada. Nos dois casos, a gente percebe o entusiasmo em produzir e aumentar sua área de plantio. Nós temos uma grande expectativa com a chegada do verão para alcançar o maior número de famílias possível”, destaca Antônio Francisco Nascimento, gerente da Seaprof em Brasileia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter