Seap identifica oportunidades para a agricultura no Vale do Juruá

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A cultura de milho tem espaço para produção no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O titular da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), José Carlos Reis, teve importante encontro em Cruzeiro do Sul com dois jovens empresários que administram empresas fabricantes de salgadinhos de milho e de refrigerantes. Uma das estratégias de desenvolvimento da pasta é fortalecer a produção agrícola da região para abastecer o ramo industrial já existente. Os agrônomos da Seap Rômulo Oliveira e Jenilson Maia acompanharam a visita.

Filhos do carismático empresário Francisco Souza dos Santos, o Zinho Santos, já falecido, André Santos e Francisco Júnior herdaram uma fábrica de guaraná tradicional na cidade. Há quatro anos entraram também no ramo dos salgadinhos de milho, com fábrica instalada no distrito industrial, e caíram no gosto popular, disputando acirradamente a preferência dos consumidores.

Quase todo o milho processado vem de Goiás – cerca de 54 toneladas ao mês -, o que abre espaço para a produção local do cereal. Com relação ao guaraná, a empresa dos irmãos tem 20 hectares produzindo. Além disso, eles compram a produção de mais três famílias, totalizando oito toneladas. O guaraná em grão é enviado a Manaus (AM), parte é vendida e outra parte volta em forma de xarope para a fabricação do refrigerante.

Secretário reuniu-se com empresários de Cruzeiro do Sul (Foto: Flaviano Schneider)
Secretário reuniu-se com empresários de Cruzeiro do Sul (Foto: Flaviano Schneider)

Segundo Júnior, há espaço para produção de mais guaraná na região, pois a empresa com a qual negocia em Manaus está disposta a adquirir toda a produção disponível. O percentual da cafeína do guaraná produzido no Juruá é de 4%, similar ao da cidade de Maués, também no Amazonas, e bem superior ao da Bahia, que alcança apenas 0,5%.

Outro ramo extremamente promissor discutido na reunião é a cultura do açaí, cuja produção tem garantia de compra por empresários amazonenses. A família Santos já está investindo em viveiro de açaí, da variedade BRS Pará, e pode ampliar a produção caso haja interesse no incremento da cultura na região.

 Café

A Seap também está identificando plantadores de café. Em Cruzeiro do Sul e região, são consumidas cerca de 30 toneladas ao mês, e 90% do total é importado de Rondônia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter