Saúde vai distribuir um milhão de preservativos no Carnaval

Preservativos e material educativo são enviados aos municípios acreanos para prevenção durante o período de Carnaval (Foto: Leônidas Badaró)

O Carnaval está chegando, e enquanto os foliões se preparam para aproveitar a maior festa popular do Brasil, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) também está em contagem regressiva.

A preparação, nesse caso, é para que todo mundo aproveite a folia com segurança no que diz respeito à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

E preservativo não vai faltar. A secretaria, por meio da coordenação de IST/Aids e hepatites virais, está enviando aos 21 municípios do interior cerca de um milhão de preservativos, sendo 800 mil masculinos e 200 mil femininos.

“Hoje, o trabalho de distribuição dos preservativos é municipalizado. Então, nós estamos atendendo as demandas que recebemos dos municípios, e nosso objetivo é fazer um trabalho que na saúde é extremamente importante: a prevenção”, destaca Nelson Guedes, coordenador do programa de IST/Aids da Sesacre.

Além dos preservativos distribuídos durante a festa de Carnaval pelas equipes das prefeituras, a Sesacre também disponibiliza material informativo. Há ainda os testes rápidos, que já fazem parte do atendimento referente às infecções sexualmente transmissíveis.

Guedes destaca que o principal objetivo é fomentar a prevenção entre os foliões durante o Carnaval (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

“Quanto aos testes rápidos, podemos dizer que temos cobertura em 100% dos nossos municípios. Os materiais educativos são importantes, para que as pessoas tenham informação e saibam se prevenir. Vale lembrar que, além das infecções sexualmente transmissíveis, o preservativo também previne as hepatites, um problema de saúde sério no estado”, explica Guedes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter