Garantia de assistência

Saúde se mobiliza para transportar duas pacientes em UTI aérea

Duas pacientes serão transportadas em avião com UTI aérea, nesta terça-feira, 24, sendo que uma retorna ao Acre e a outra parte para Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

A paciente Larissa de Jesus Lima Costa, 16 anos, está sendo transferida de Brasília (DF), para o município de Cruzeiro do Sul. Com paralisia cerebral, retorna ao Acre após longo tratamento no Hospital de Regional de Aza Norte (HRAN). Larissa veio acompanhada de seus pais e chegaram às 14h50 em Cruzeiro do Sul.

O governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) pagou o transporte aeromédico para a transferência das pacientes Fotos: Cedidas

A segunda paciente é Mariúcha Silva Herculano, de 27 anos, que está internada na UTI do Hospital Santa Juliana, será transferida às 17h15 com previsão de chegada às 22h45 em Fortaleza (CE), onde será encaminhada para o Hospital Universitário Walter Cantídio.

“Desde sexta-feira estávamos mobilizados para realizar a transferência da paciente Larissa. Ontem, tivemos conhecimento da necessidade da paciente Mariúcha, que também precisava do transporte com UTI aérea. Então nós fizemos a junção: entramos em contato com a empresa de UTI aérea para que após a transferência da paciente Larissa, a aeronave pudesse se deslocar para Rio Branco e levar a segunda paciente com destino a Fortaleza” explica o coordenador geral do Complexo Regulador do Estado, Júlio Paiva.

Devido a necessidade de mobilizar as pacientes em UTI aérea, e também a recusa das empresas de transporte aéreos regulares, considerando que as mesmas dependem de oxigênio e só podem se transportada desta forma, o governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) pagou o transporte aeromédico para a transferência das pacientes.

O caso estava sendo acompanhado pelo coordenador Regional de Saúde do Juruá, Roberto Holanda, e pelo coordenador do Complexo Regulador, Júlio Paiva.