Saúde reforça ações de conscientização sobre doação de leite materno

O mês de maio se inicia, e com ele se aproxima uma data de extrema importância para a vida de bebês que nascem prematuros.

É o Dia Nacional de Doação do Leite Materno, comemorado no próximo dia 19.

A data é destinada à promoção e incentivo a doação de leite materno, voltando à atenção para a sensibilização das mamães que podem realizar esse gesto de carinho.

Desde o mês de abril estão sendo colocadas em prática atividades, como rodas de conversas com gestantes na busca de conscientizar e alertar as mães sobre a importância da doação de leite materno, dessa forma conquistando mais doadoras. Mesmo assim, o número não é suficiente.

“Infelizmente ainda é baixo, muitas vezes não conseguimos alcançar a demanda de leite necessária para alimentar os bebês, por isso procuramos cada vez mais conscientizar e incentivar as mamães a doar” diz o coordenador do banco de leite da Maternidade Bárbara Heliodora, Hélio Pinto.

Hélio explica ainda que alguns mitos atrapalham a doação. “Muitas vezes a resistência das mães em doar o leite materno se dá por acreditarem que doando o leite, possivelmente falte para seu próprio bebe. O que acontece é o oposto, quanto mais a mãe amamentar seu filho, mais ela produzirá leite”

Doações ficam armazenadas no Banco de Leite da maternidade (foto: Júnior Aguiar)

Importância da doação

O leite materno é rico em nutrientes, vitaminas, proteínas, açúcar e gordura. Tanto que recomendado como única alimentação para os bebês até os 6 meses de vida.

Por isso, o leite materno afeta diretamente a saúde de um bebê e serve para ajuda-lo a crescer forte, protegendo-o de inúmeras doenças, já que contém diversas propriedades imunológicas.

Requisitos para se tornar doadora

As mamães que desejam se tornar doadoras precisam apresentar a caderneta de pré-natal que será analisada, além de alguns exames como hemograma completo e sorologia para HIV, hepatites e sífilis (que serão renovados a cada 90 dias), tudo isso para garantir que os bebês recebam um leite saudável.

A doação é feita de maneira simples, rápida e confortável. As interessadas em doar podem se dirigir diretamente na Maternidade Bárbara Heliodora ou entrar em contato pelo telefone (68) 3224-1060 que uma equipe vai ao encontro da interessada, entrega o kit de doação e presta as orientações necessárias.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter