Saúde realiza capacitação sobre emergências psiquiátricas e fluxo assistencial

Pensando no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), o governo do Acre, por meio do Departamento de Atenção Primária em Saúde e do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), está capacitando os profissionais da regional do Alto Acre sobre emergências psiquiátricas e fluxo assistencial. A capacitação teve início no dia 22 de março e se estende até a quinta-feira, 24, em Brasileia.

Palestrante da abertura da capacitação foi o promotor Glaucio Oshiro, do Ministério Público do Acre (MPAC). Foto: cedida

Estão contemplados os profissionais de hospitais, unidades mistas, centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e Polícia Federal, além de servidores da Atenção Básica, que atuam nos municípios de Brasileia, Xapuri, Epitaciolândia e Assis Brasil.

A parceria com o Ministério Público e o Departamento de Ensino e Pesquisa da Sesacre foi fundamental para a realização do evento. “A próxima capacitação desta temática está prevista para ocorrer em Cruzeiro do Sul, para profissionais da regional do Juruá/Tarauacá/Envira. Todas essas ações fazem parte do plano de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial”, frisou Sheila Lima Garcia, técnica do Núcleo de Saúde Mental.

Equipe da Sesacre: Coordenação da Raps, Núcleo de Saúde Mental e Departamento de Ensino e Pesquisa. Foto: cedida

A Rede de Atenção Psicossocial foi instituída pela Portaria nº 3088, do Ministério da Saúde, em 2011, republicada em 2013, que pauta o atendimento para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estados brasileiros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter