Saúde realiza capacitação de pré-natal de baixo risco com profissionais do Baixo Acre

Enfermeiros, residentes de medicina e acadêmicos de enfermagem participam até esta sexta-feira, 28, da capacitação do Pré-Natal de Risco e Habitual e Puerpério na Atenção Básica, que acontece no auditório do Ministério Público, em Rio Branco, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), por meio do departamento da Rede Cegonha.

Com a participação de um público de 50 pessoas, o objetivo do evento é promover a qualificação dos profissionais de saúde, de boas práticas com os usuários da atenção básica, e principalmente, com as gestantes.

Elizama Lima, coordenadora da Rede Cegonha na Sesacre, destaca que durante os três dias de capacitação com a Região do Baixo Acre, os profissionais possam estar mais qualificados e atualizados, principalmente dos parâmetros da realização do pré-natal.

“É fundamental termos profissionais cada vez mais atualizados e capacitados para poderem instruir da forma correta e garantir que a população tenha acesso e conhecimento dos atendimentos que são disponibilizados na atenção básica”, diz Elizama.

Além de garantir um atendimento humanizado para aqueles que procuram a Unidade Básica de Saúde, como capacitação tem também a apresentação de boas práticas e abordagem aos usuários, há um fortalecimento dos demais serviços que são oferecidos as mulheres.

A enfermeira Núbia Roques, do município de Capixaba, afirma que por ser do interior e realizar atendimentos em grande parte da população da zona rural, é totalmente satisfatória participar dessa capacitação.

“O conhecimento é fundamental para tudo. E essa capacitação nos tem proporcionado uma atualização do que já é colocado em prática, então, a ampliação do conhecimento é importante. Às vezes, ocorre de atendermos moças novas na sua primeira gestação, e elas chegam a unidade sem saber muito, e nós temos que entendê-las e saber como atender da melhor forma”, explica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter