Saúde promove encontro de gestantes de pré-natal de alto risco

O Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança da Maternidade Bárbara Heliodora e do Hospital da Criança realizou nesta quarta-feira,31, o 3º Encontro de Gestantes de Pré-Natal de Alto Risco com o tema ‘Tecnologias não invasivas de alívio da dor’.

Desde maio, a equipe do ambulatório de pré-natal de alto risco implantou o grupo de gestantes de alto risco com o objetivo de aproximar mais a gestante da maternidade.

“É uma iniciativa para que a gestante se sinta mais acolhida e protegida. Realizamos atividades com os acompanhantes para criar interação da família com a gestante e equipe do hospital, estimulando a inserção do pai ou acompanhante na cena do parto”, explicou a enfermeira Sílvia Helena.

O primeiro encontro, realizado em maio, trabalhou o tema “Participação do parceiro no trabalho do parto”, o segundo, em junho, o tema de “Aleitamento materno”.

Esses encontros são organizados em forma de “roda de conversa”, estimulando a participação do acompanhante.

Desde maio, a equipe do ambulatório de pré-natal de alto risco implantou o grupo de gestantes de alto risco com o objetivo de aproximar mais a gestante da maternidade Fotos: Junior Aguiar/Secom

“O trabalho em grupo ajuda a desfazer dúvidas, ansiedades, expectativas e temores, através das trocas de conhecimentos e experiências entre as mulheres, seus acompanhantes e a equipe. O objetivo é empoderar a mulher, para que ela tenha o protagonismo no seu parto”, acrescenta a enfermeira.

Na gestação, a mulher está motivada e preocupada com o seu bebê, buscando os melhores cuidados para assegurar o nascimento saudável, sendo bem positiva a estratégia para trabalhar a educação em saúde de forma mais dinâmica e divertida.

Sílvia Helena disse que os encontros favorecem a relação de confiança entre a equipe, a gestante e o familiar. “Chamamos isso de vinculação da gestante. É uma oportunidade dela conhecer a unidade de saúde e os ambientes pelos quais irá percorrer no momento do parto”.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest