Saúde promove atividades em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Materno

Ele não é vendido na farmácia, tampouco é possível comprar pela internet ou no supermercado. Esse é o leite materno, produto que pode salvar a vida de recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados, que não podem ser amamentados pela própria mãe e contam com a solidariedade da doação.

Em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Materno, celebrado neste sábado, 19, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), em parceria com a Maternidade Bárbara Heliodora promove algumas atividades em promoção ao incentivo à doação de leite materno convocando mulheres que estão amamentando para também serem doadoras.

Entre as ações, acontece a I Caminhada Pelo Aleitamento Materno na próxima terça-feira, dia 22, às 7h30. A concentração será em frente ao Palácio Rio Branco, seguindo em direção à Maternidade Bárbara Heliodora.

De acordo com o coordenador do Banco de Leite, Hélio Pinto, durante a semana em alusão a data, também acontecem palestras sobre o tema em algumas unidades de saúde, além de uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) no incentivo a doação de leite materno e de frascos de vidros que são parte do kit de doação.

O sistema de cadastro conta com uma média mensal de 15 doadoras fixas. O banco disponibiliza toda a estrutura para coletar o leite na casa da própria doadora. Por meio do telefone (68) 3224-1060 todas as dúvidas em relação à amamentação ou à doação podem ser esclarecidas.

“Leite materno é vida, e a doação ajudou a salvar minha filha. Como ela nasceu aos seis meses de gestação ficou muito tempo na UTI, e a produção do meu leite diminuiu. Tentaram dar leite de lata, mas ela não aceitou. Com ajuda de outras mães, ela passou a tomar leite materno, o que foi fundamental para sua recuperação”, relata Estefani Lauany, mãe da pequena Sara, que nasceu com menos de um quilo.

Pequena Sara nasceu com menos de um quilo e sobreviveu graças à alimentação com leite materno (Foto: Lane Valle)

Durante o ano de 2017, a equipe do Banco de Leite realizou mais de 11 mil atendimentos, sendo que 760 mães se tornaram doadoras de leite materno. De janeiro a dezembro, houve a distribuição de 406 litros. No total, 566 bebês foram beneficiados com a doação de leite materno no ano passado. Para o coordenador, Hélio Pinto, a parceria das mães tem sido essencial para manter a assistência aos bebês que nascem com peso de até 1,5 quilo.

“As parcerias são fundamentais para nos ajudar a manter o estoque. A doação de leite materno é vital para a recuperação e a garantia da sobrevida desses recém-nascidos. Quando a gente introduz leite artificial esse bebê não evolui bem, em alguns casos acaba indo a óbito. Então, aproveitando o Dia Nacional de Doação de Leite Materno viemos mais uma vez para reforçar essa iniciativa, esse gesto de amor dessas mães em prol da vida de outros bebês. Fazemos um chamamento para a nossa caminhada e convidamos todas as mamães que amamentam para serem doadoras e fazerem parte dessa corrente do bem”, destaca.

O Banco de Leite, inaugurando em 2001 na Maternidade Bárbara Heliodora, é vinculado à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano da Fundação Oswaldo Cruz. Em dezembro de 2016, recebeu pela segunda vez o selo ouro, que reconhece o padrão adotado pela maternidade dentro das exigências da Fiocruz para o leite coletado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter